• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
10.11606/D.11.2018.tde-20181127-160237
Document
Author
Full name
Geraldo Papa
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Piracicaba, 1992
Supervisor
Title in Portuguese
Emprego do feromônio “grandlure” e inseticidas piretróides no controle do bicudo-do-algodoeiro, anthonomus grandis Boheman, 1843 (Coleoptera: Curculionidae) na cultura do algodão
Keywords in Portuguese
BICUDO-DO-ALGODOEIRO
FEROMÔNIOS
INSETICIDAS PIRETROIDES
Abstract in Portuguese
Visando fornecer novas alternativas para o controle do bicudo-do-algodeiro, Anthonomus grandis, Boheman, 1843 (Col.: Curculionidae), elaborou-se o presente trabalho. Os experimentos de campo foram conduzidos no município de Tietê/SP, e os de laboratório no Departamento de Biologia/UNESP, Campus de Ilha Solteira/SP. O trabalho constou da aplicação do feromônio "grandlure" em faixas, contornando a cultura do algodão, seguido da aplicação de inseticida, sobrepondo as faixas com feromônio. Constou ainda de outros ensaios com aplicação de inseticidas piretróides em formulações e doses diferentes. Os resultados obtidos permitiram concluir que o feromônio "grandlure" na dose de 250 g/ha atraiu adultos de A. grandis para áeas restritas, onde havia sido aplicado feromônio. A aplicação de feromônio seguida do inseticida Parathion metílico nas áreas tratadas com feromônio permitiu um atraso na infestação e surgimento de danos significativos da praga, em 60 dias, possibilitando uma redução no número de aplicações convencionais de inseticidas. A utilização dos produtos químicos Deltametrina 50 SC a 10g i.a/ha, Cipermetrina 200 SC a 50g i.a/ha, Ciflutrina 50 CE a 40g i.a/ha e Betaciflutrina 125 SC a 12,5g i.a/ha mostraram-se eficientes no controle do bicudo em 4 aplicações, espaçadas em 10 dias, e iniciadas aos 75 dias após a emergência da cultura.. As formulações de Deltrametrina e Cipermetrina em suspensão concentrada foram mais eficientes e tiveram maior efeito residual no controle do A. grandis que os mesmos produtos na formulação concentrada emulsionável. A manutenção do nível de dano do A.grandis em 10%, através do emprego de inseticidas, permitiu um acréscimo de 65% em média, na produtividade, em relação a áreas sem controle.
Title in English
not available
Abstract in English
not available
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
PapaGeraldo.pdf (2.14 Mbytes)
Publishing Date
2018-11-27
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2021. All rights reserved.