• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-160237
Documento
Autor
Nome completo
Geraldo Papa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1992
Orientador
Título em português
Emprego do feromônio “grandlure” e inseticidas piretróides no controle do bicudo-do-algodoeiro, anthonomus grandis Boheman, 1843 (Coleoptera: Curculionidae) na cultura do algodão
Palavras-chave em português
BICUDO-DO-ALGODOEIRO
FEROMÔNIOS
INSETICIDAS PIRETROIDES
Resumo em português
Visando fornecer novas alternativas para o controle do bicudo-do-algodeiro, Anthonomus grandis, Boheman, 1843 (Col.: Curculionidae), elaborou-se o presente trabalho. Os experimentos de campo foram conduzidos no município de Tietê/SP, e os de laboratório no Departamento de Biologia/UNESP, Campus de Ilha Solteira/SP. O trabalho constou da aplicação do feromônio "grandlure" em faixas, contornando a cultura do algodão, seguido da aplicação de inseticida, sobrepondo as faixas com feromônio. Constou ainda de outros ensaios com aplicação de inseticidas piretróides em formulações e doses diferentes. Os resultados obtidos permitiram concluir que o feromônio "grandlure" na dose de 250 g/ha atraiu adultos de A. grandis para áeas restritas, onde havia sido aplicado feromônio. A aplicação de feromônio seguida do inseticida Parathion metílico nas áreas tratadas com feromônio permitiu um atraso na infestação e surgimento de danos significativos da praga, em 60 dias, possibilitando uma redução no número de aplicações convencionais de inseticidas. A utilização dos produtos químicos Deltametrina 50 SC a 10g i.a/ha, Cipermetrina 200 SC a 50g i.a/ha, Ciflutrina 50 CE a 40g i.a/ha e Betaciflutrina 125 SC a 12,5g i.a/ha mostraram-se eficientes no controle do bicudo em 4 aplicações, espaçadas em 10 dias, e iniciadas aos 75 dias após a emergência da cultura.. As formulações de Deltrametrina e Cipermetrina em suspensão concentrada foram mais eficientes e tiveram maior efeito residual no controle do A. grandis que os mesmos produtos na formulação concentrada emulsionável. A manutenção do nível de dano do A.grandis em 10%, através do emprego de inseticidas, permitiu um acréscimo de 65% em média, na produtividade, em relação a áreas sem controle.
Título em inglês
not available
Resumo em inglês
not available
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PapaGeraldo.pdf (2.14 Mbytes)
Data de Publicação
2018-11-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.