• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.2020.tde-20200111-130454
Document
Author
Full name
Jose Roberto Salvadori
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Piracicaba, 1987
Supervisor
Title in Portuguese
Biologia, nutrição e exigências térmicas de Pseudaletia sequax Franclemont, 1951 (Lepidoptera, Noctuidae) em dieta artificial
Keywords in Portuguese
BIOLOGIA
CRIAÇÃO MASSAL
DIETA ARTIFICIAL
LAGARTAS
NUTRIÇÃO
OVIPOSIÇÃO
TEMPERATURA
Abstract in Portuguese
Com o objetivo de se obterem informações sobre a biologia e as exigências nutricionais e térmicas de P. sequax Franc., 1951, com vista à sua criação em dieta artificial, conduziram-se estudos no Laboratório de Biologia do Departamento de Entomologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Unviersidade de São Paulo (USP). As condições de temperatura foram controladas, porém, em níveis variáveis nas diferentes etapas do trabalho; a umidade relativa foi de 60 ± 10% e a fotofase de 14 horas. O trabalho constou, basicamente, de três etapas: 1ª) Estudo de dietas artificiais no qual, através de parâmetros biológicos, foram comparadas dezesseis dietas; as dietas selecionadas desta forma foram avaliadas mais detalhadamente através de seu efeito na biologia (por três gerações sucessivas), consumo e utilização do alimento e custo dos insetos produzidos; 2ª) Biologia comparada em dietas natural (folhas de trigo) e artificiais e 3ª) Efeito da temperatura (18, 20, 22, 26, 30 e 32°C) na biologia, em dieta artificial. Concluiu-se que duas dietas artificiais, uma à base de feijão, caseína, farinha de soja, germe de trigo e levedura de cerveja (dieta A) e outra à base de feijão, germe de a criação de P. sequax. A condição térmica mais adequada para a criação deste inseto foi entre 25 e 26°C. Verificou-se que o alimento ingerido na fase larval afetou a viabilidade de ovos, lagartas e pupas, a duração das fases larval e pupal, o peso das pupas, a taxa líquida de reprodução (Ro) e a razão finita de aumento (λ). Não teve efeito, porém, sobre a razão sexual, longevidade de machos e de fêmeas, duração dos periodos de pré-oviposição e de oviposição e na capacidade de postura. Constatou-se também, que as lagartas consumiram e utilizaram as dietas artificiais de forma quantitativamente diferente, havendo uma menor eficiência de conversão do alimento menos adequado. Durante as fases de desenvolvimento, a temperatura teve influência na sobrevivência e na duração. A velocidade do desenvolvimento aumentou linearmente com o incremento da temperatura, na faixa de 20 a 30°C para as fases de ovo, e de 18 a 30°C para a fase larval e pupal. Para que fossem completadas as fases de ovo, lagarta e pupa, P. sequax exigiu 84,4 GD, 505,9 GD e 180,6 GD, respectivamente; para todo o período de desenvolvimento foram exigidos 804,4 GD. Na fase adulta, observou-se que a temperatura afetou a longevidade, a duração dos períodos de pré-oviposição e de oviposição e a capacidade de postura. Com relação a estes parâmetros, a condição de 25 ± 2°C foi mais favorável à espécie do que 28 ± 2°C.
Title in English
Biology, nutrition and thermal requirements of Pseudaletia sequax Franclemont, 1951 (Lepidoptera, Noctuidae) on artificial diet.
Abstract in English
This research was carried out in laboratory in order to obtain data on the biology, nutrition and thermal requirements of Pseudaletia sequax Franclemont, 1951, aiming at the insect rearing on artificial diet. The food ingested in the larval stage did affect the viability of eggs, larvae and pupae, the lenght of larval and pupal stages and pupal weight. The temperature influenced on the survival and developmental time of immature stages. The species required 804.4 degree days to complete its development. As to the adults, the temperature did affect the longevity, the preoviposition and oviposition periods as well as the of laying eggs capacity. Two artificial diets were most suitables; one composed by beans, casein soybean flour, wheat germ and yeast, and the other composed by beans, wheat germ and yeast, which may substitute the natural diet (wheat leaves) for P. sequax rearing. The most suitable thermal condition for this insect was found to be between 25 and 26ºC.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2020-01-11
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2020. All rights reserved.