• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-161119
Document
Auteur
Nom complet
Walter Francisco Molina Junior
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 1991
Directeur
Titre en portugais
Enfardamento de resíduo de colheita de cana-de-açúcar (Saccharum spp.): avaliação de desempenhos operacional e econômico
Mots-clés en portugais
CANA-DE-AÇÚCAR
COLHEITA MECANIZADA
ENERGIA DE BIOMASSA
ENFARDAMENTO
RESÍDUOS AGRÍCOLAS
Resumé en portugais
O aumento do canavial brasileiro nos últimos anos e sua consequente queima como prática pré-colheita tem preocupado diversos setores da sociedade, devido aos problemas causados por ela, tanto do ponto de vista econômico como ambiental. A hipótese sob a qual esse estudo foi realizado é a de que o resíduo de colheita de cana-de-açúcar sem queima prévia do canavial seja utilizado como combustível nas fornalhas das caldeiras da agroindústria sucroalcooleira, em substituição ao bagaço, que seria comercializado. Para tanto, buscou-se verificar o desempenho operacional e econômico de uma enfardadora de forragem de fardos cilíndricos, operando com esse resíduo, preparando-o para transferência do campo à indústria. Os trabalhos de campo foram realizados no município de Santa Bárbara D´Oeste - SP, com a variedade de cana-de-açúcar SP 706163, em canaviais de 2° e 3° cortes. Concluiu-se, pelos resultados obtidos, que o processo de enfardamento do resíduo, com o equipamento utilizado é viável tecnicamente, embora necessite de adaptações mecânicas e operacionais. A fonte de potência utilizada foi inadequada à operação, inferindo-lhe elevados custos, o que inviabilizou o processo quando considerado o preço do bagaço a granel. Para o bagaço briquetado, o resultado foi positivo. O consumo de energia na forma de combustível, pelo conjunto trator-enfardadora, foi de 1,16% da energia contida no resíduo enfardado. O potencial energético do canavial estudado é atrativo, pois a biomassa hoje descartada pela queima representou, em peso, um terço dos colmas industrializáveis produzidos, com poder calorifico muito próximo ao do bagaço utilizado como combustível nas fornalhas.
Titre en anglais
not available
Resumé en anglais
not available
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-11-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.