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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2019.tde-20190821-124751
Documento
Autor
Nome completo
Rogério Corrêa Bernardes
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1997
Orientador
Título em português
Determinação das curvas de iso-consumo com trator operando sobre solo agrícola
Palavras-chave em português
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
SOLO AGRÍCOLA
TRATOR AGRÍCOLA
Resumo em português
O custo referente ao consumo de combustível representa aproximadamente 30% dos custos totais de um trator agrícola, sendo que tal porcentagem tem aumentado significativamente desde a década de 1970. Por este motivo, nesta pesquisa realizaram-se ensaios de campo na barra de tração de um trator de tal forma a se medir o consumo de combustível em diversas condições de esforço tratório e potência na barra de tração. Desta maneira, foi possível calcular o consumo específico de combustível, tendo como parâmetro a potência na barra de tração, e conseqüentemente calcular a eficiência da transformação energética global do trator e aplicar estes dados a um modelo polinomial que correlaciona a eficiência à velocidade e força. Observou-se que há regiões de operação do trator mais econômicas, e que estas só podem ser atingidas quando o trator dispõe de um número mínimo de marchas
Título em inglês
Not avaliable
Resumo em inglês
The fuel consumption cost represents about 30% of the total costs of farm tractors. This percentage has increased significantly since the 70's decade. In this research field tests of a tractor's drawbar were conducted to measure the fuel consumption in several conditions of drawbar pull and power. The objective was to calculate the fuel specific consumption using the drawbar power, and consequently to calculate the efficiency of energy transformation using a mathematical model that correlates force and velocity with performance. This research indicated that there are regions where the tractor operation would be more efficient in terms of energy use, and to use these regions the tractor must have a minimum of shift gears.
 
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Data de Publicação
2019-08-22
 
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