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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-161746
Document
Author
Full name
Márcia Celestino Macedo
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Piracicaba, 2002
Supervisor
Title in Portuguese
Educação ambiental em empresas do setor florestal no Brasil
Keywords in Portuguese
ADMINISTRAÇÃO FLORESTAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
INDÚSTRIA FLORESTAL
Abstract in Portuguese
O presente trabalho analisa os programas de educação ambiental executados por empresas do setor florestal, visando contribuir para o seu aprimoramento. A pesquisa objetivou demonstrar a relevância da educação ambiental na implementação dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e justificar porque esses programas não devem ser tratados apenas de maneira pontual. Utilizou-se 4 procedimentos para o levantamento dos dados: pesquisa documental ou análise documental, pesquisa bibliográfica, observação direta intensiva através de entrevistas e observação direta extensiva do tipo questionário. A análise dos dados coletados revela maneiras muito diversas de pensar e de atuar com a educação ambiental, entre as empresas estudadas. No detalhamento dos procedimentos adotados verifica-se que as empresas utilizam a educação ambiental sem procurar aprimorar essa prática ou tentar integrá-la aos seus procedimentos de gestão. Como conclusões e recomendações do trabalho destaca-se ser de suma importância que o desenvolvimento dos programas de educação ambiental objetivem uma interação do público interno (funcionários, fornecedores, etc) e público externo (população do entorno, consumidores, etc). Os profissionais que trabalham com educação ambiental devem estar conectados em profundidade com todos os elementos, estruturas e funções dos diferentes temas abordados, que incluem, necessariamente, uma preocupação com os direitos humanos. Os programas de educação ambiental devem ter a preocupação de gerar continuidade às atividades realizadas, favorecendo o surgimento de situações para reflexão e auto-conhecimento. Os processos de avaliação são essenciais na medida em que podem propiciar discussões organizadas sobre ideias e sentimentos, facilitando a compreensão dos temas estudados e favorecendo o desenvolvimento do programa. Estes programas, quando implementados pelas empresas, podem contribuir para a obtenção da certificação ambiental, e devem objetivar a compreensão do sentido dos valores sociais e a conquista de um sentimento de profundo interesse pelo meio ambiente, de forma a contribuir para a sua proteção e qualidade. Estabelecendo-se como prioridade a educação ambiental na administração das empresas, pode-se, a partir de um planejamento consciente e adequado, envolver a participação de todos em um conjunto de ações sistematizadas e integradas que, certamente, contribuirão para o efetivo sucesso do programa de educação ambiental e do próprio Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
Title in English
not available
Abstract in English
not available
 
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Publishing Date
2018-11-27
 
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