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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2019.tde-02082019-094430
Document
Auteur
Nom complet
Isabella Galdino Ballestero
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 2019
Directeur
Jury
Silva, Hermes Moretti Ribeiro da (Président)
Cunha, Lilian Maluf de Lima
Mariano, Enzo Barberio
Spers, Eduardo Eugenio
Titre en portugais
Padrões de orçamento familiar no Brasil: um estudo sobre o orçamento das famílias endividadas e positivas
Mots-clés en portugais
Endividados
Orçamento familiar
Padrões de consumo
Positivos
Segmentação de mercado
Resumé en portugais
Embora o orçamento familiar e os padrões de consumo das famílias sejam importantes para a compreensão da realidade da população brasileira, os estudos qualitativos e quantitativos dedicados ao entendimento de ambos não existem em grande quantidade no Brasil, o que é um limitante para a consolidação da literatura nacional sobre o assunto. Neste sentido, o presente trabalho utiliza-se do orçamento familiar como uma variável de segmentação aplicada às famílias Endividadas e Positivas, oferecendo comparações no que tange aos padrões de consumo dos segmentos obtidos. Cabe ressaltar que o orçamento familiar neste estudo é composto por 17 categorias de despesa não discricionárias, como "Alimentação dentro do lar" e "Habitação" e categorias de despesa discricionárias, como "Lazer" e "Educação". Sendo assim, a segmentação é realizada por meio da análise de cluster, o que permite que as famílias de ambos os grupos se agrupem em segmentos. Tal análise considera dados de orçamento familiar oferecidos pela Kantar WorldPanel (ano 2016), que dizem respeito a 4790 famílias Endividadas (2409) e Positivas (2381). Como resultado da análise, obtêm-se nove segmentos, cinco referentes ao grupo de famílias Endividadas (Caseiros, Sobreviventes, Bem estar, Automotores e Pagadores de Empréstimos) e quatro referentes ao grupo de famílias Positivas (Caseiros, Sobreviventes, Bem Estar, Automotores e Pagadores de Empréstimo). O segmento Caseiros tem como categoria de despesa que mais compromete o orçamento a "Habitação"; o segmento Sobreviventes a categoria "Alimentação dentro do lar"; o segmento Bem estar possui gastos acima da média com categorias discricionárias como "Lazer" e "Educação"; o segmento Automotores apresenta grande parte do orçamento comprometido com a categoria "Transporte" e o segmento Pagadores de Empréstimos, existente apenas no grupo Endividados, compromete grande parte de seu orçamento com a categoria "Serviços Financeiros". Dado esses segmentos, o estudo ainda reúne esforços no sentido de identificar quais despesas melhor discriminam o orçamento de ambos os grupos e, como resultado, tem-se que o orçamento do grupo Endividado é melhor discriminado por despesas com "Habitação" e "Transporte", enquanto o do grupo Positivo é melhor discriminado por despesas com "Alimentação dentro do lar" e "Habitação". Calcula-se ainda a elasticidade renda da despesa para cada um dos segmentos, verificando sua sensibilidade às 17 categorias de despesa estudadas. Verifica-se que os positivos se apresentam muito sensíveis a algumas categorias, enquanto que os Endividados se apresentam pouco sensíveis a todas as categorias. Visto isso, este estudo oferece com contribuição teórica a consolidação do uso do orçamento familiar como variável de segmentação e, como contribuição gerencial, o detalhamento do orçamento de cada segmento a ser explorado pela iniciativa privada. Futuros estudos podem replicar este mesmo estudo realizando um recorte regional ou, ainda, fazendo o uso dos dados extrapolados para a população brasileira.
Titre en anglais
Familiar budget patterns in Brazil: a study about Indebted and Positive families' budget
Mots-clés en anglais
Familiar budget consumption patterns
Indebted
Market segmentation
Positive
Resumé en anglais
Although familiar budget and household consumption patterns are very important for understanding Brazilian population reality, qualitative and quantitative studies dedicated to the understand both are still scarce in national scenarium, which is a limitation for the consolidation of Brazilian literature on the subject. So, this work uses familiar budget as a segmentation variable in order to segment Indebted and Positive families, offering comparisons regarding consumption patterns of the obtained segments. It should be noted that, for this study, familiar budget is composed by 17 consumption categories, including non-discretionary expenditure, such as "Food consumption inside house" and "Housing" and also discretionary expenditure categories, such as "Leisure" and "Education". Thus, segmentation is performed through cluster analysis, which allocate Indebted and Positive families into segments. This analysis uses familiar budget data offered by Kantar WorldPanel, which considers 4790 families (Indebted - 2409; Positive - 2381). As this analysis application results on nine segments, five refers to Indebted families (Homeowners, Survivors, Welfare, Motorists and Loans Payors) and four refers to Positive families (Homeowners, Survivors, Welfare and Motorists). For Homeowners segment "Housing" is the most important expenditure; for Survivors segment "Food consumption inside house" is the most important; Wellness segment has above-average expenses with discretionary categories such as "Leisure" and "Education"; Automotive segment has a large part of their budget committed with "Transport" category and Payors of Loans, that only exists for Indebted group, spend much money on "Financial Services". This study still makes efforts in order to identify which expenses better discriminate familiar budget from both groups and, as a result, it has been seen that Indebted group familiar budget is better discriminated by "Housing" and "Transportation" expenses, while Positive group is better discriminated by "Food inside the house" and "Housing" expenses. Moreover, income elasticity of the expenditure for each of the segments is calculated, verifying each segment sensitivity to each of the 17 expenditure categories. It can be seen that Positives are very sensitive to some categories, while Indebted are not very sensitive to all categories. This study offers as theoretical contribution the consolidation familiar budget as a segmentation variable and, as managerial contribution, familiar budget details of each segment to be explored by companies. Future studies may replicate this same study by making a regional approach or using extrapolated data for Brazilian population.
 
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Date de Publication
2019-08-07
 
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