• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1989.tde-20231122-100413
Documento
Autor
Nome completo
Ana Elisa Vives Carneiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1989
Orientador
Título em português
Contribuição da reserva de nitrogênio do tolete de plantio na acumulação de N e crescimento da cana-de-açúcar (Saccharum spp)
Palavras-chave em português
CANA-DE-AÇÚCAR
CRESCIMENTO VEGETAL
ISÓTOPOS ESTÁVEIS
NITROGÊNIO
NUTRIÇÃO VEGETAL
Resumo em português
O presente trabalho teve como objetivo estudar a contribuição da reserva de nitrogênio do tolete de plantio de cana-de-açúcar na assimilação do nitrogênio e no crescimento da cultura. Foi utilizado para germinação o tolete de plantio, com reservas nutricionais enriquecidas em 15N, de maneira que a obtenção dos resultados foi realizada pela metodologia isotópica. O ensaio foi realizado em casa de vegetação com duração de 275 dias, com a variedade NA-7146, plantada em julho de 1984, em Piracicaba, São Paulo, em Terra Roxa Estruturada. O experimento constou de 16 tratamentos com 4 repetições e utilizou-se o delineamento inteiramente ao acaso. As plantas de cana-de-açúcar, germinadas a partir dos toletes de selecionados, foram subdivididas em compartimentos de interesse, na forma: folha verde, folha seca, colmo, raiz e tolete de plantio e analisadas em função do tempo, nos parâmetros abaixo: a) produção de matéria seca em todas as partes da planta; b) produção de matéria seca na planta inteira; c) concentração de nitrogênio em todas as partes da planta; d) concentração de nitrogênio na planta inteira; e) acúmulo de nitrogênio em todas as partes da planta; f) acúmulo de nitrogênio na planta inteira; g) degradação da matéria seca do tolete de plantio; h) quantidade de nitrogênio remanescente no tolete de plantio; i) quantidade de nitrogênio exposta pelo tolete de plantio; j) quantidade de nitrogênio em todas as partes da planta derivada do tolete de plantio; k) porcentagem de nitrogênio em todas as partes da planta derivada do tolete de plantio; l) quantidade de nitrogênio na planta inteira derivada do tolete de plantio; m) porcentagem de nitrogênio na planta inteira derivada do tolete de plantio; n) quantidade de nitrogênio perdido do sistema estudado; o) porcentagem do nitrogênio não recuperado. Os resultados revelaram que as maiores taxas de absorção de nitrogênio ocorrem nos estágios iniciais de desenvolvimento da planta, decrescendo acentuadamente com a idade. Quanto a participação da reserva de nitrogênio do tolete de plantio e a participação do meio para o desenvolvimento da planta, os resultados mostraram que houve utilização do nitrogênio das fontes em mesma grandeza até os 40 d.a.p. Após este período constatou-se que o nitrogênio presente na planta, proveniente do tolete de plantio era devido a distribuição do nitrogênio que inicialmente foi absorvido por órgãos jovens, de modo que os resultados indicaram que a absorção do nitrogênio pela planta proveniente do tolete de plantio não era uma função acumulativa, como se verificou para o nitrogênio acumulado na planta proveniente do meio.
Título em inglês
Seedpiece nitrogen contribution to N accumulation and growth of sugar cane (Saccharum spp)
Resumo em inglês
The objective of the present work was to evaluate the contribution of the seedpiece nitrogen to the growth and nitrogen nutrition of sugar-cane plants 15N - labelled seedpiece of the NA-7146 cultivar were used and the experiment was carried out under greenhouse conditions. The seedpieces were planted in pots filled with 6 Kg of “Terra Roxa Estruturada” (Oxic Palendalf) in July 1984 and the growth and nitrogen distribution of the plants followed for 275 days. Four replicates were randomly sampled every 15 days, and the samples, whenever possible, divided into the following parts: green leaves, dried leaves, stem, roots, and seedpiece. The following parameters were analyzed as a function of time: dry matter yield; total nitrogen content; plant nitrogen recovery; seedpiece dry matter; seedpiece remaining nitrogen; nitrogen exported from the seedpieces; plant nitrogen derived from seedpiece; percent nitrogen in the plant derived from seedpiece; nitrogen losses from the seedpiece-plant system. The results showed that uptake rate of the nitrogen are higher at the earlier growth stages, decreasing with time. Both nitrogen sources, seedpiece and soil, were used in equal proportions until 40 days after planting, where 45% of the nitrogen was derived from the seedpiece and 55% from the soil. After this period soil nitrogen recovery in the plant was always higher than seedpiece derived nitrogen, despite the fact that the total quantity exported from the seedpiece was increasing with time.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-11-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.