Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2004.tde-20231122-101012
Documento
Autor
Nome completo
Daniela Sampaio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2003
Orientador
Título em português
Levantamento das espécies arbóreas de uma parcela permanente em Floresta de Restinga do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, município de Cananéia/São Paulo
Palavras-chave em português
ÁRVORES FLORESTAIS
FLORESTA DE RESTINGA
LEVANTAMENTO
PARQUE ESTADUAL DA ILHA DO CARDOSO
TAXONOMIA VEGETAL
Resumo em português
O presente trabalho foi desenvolvido no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, situado no município de Cananéia, no extremo sul do Estado de São Paulo, em um trecho de Floresta de Restinga. Foi realizado o levantamento dos indivíduos arbóreos acima de 4,8 cm de DAP, em 256 parcelas de 20x20 metros. A coleta do material ocorreu ao longo de 10 meses e as identificações foram feitas com base em literatura especializada, comparação com material de outros herbários e envio do material a especialistas. Para cada espécie foi feito um registro fotográfico para a produção de um catálogo ilustrado de identificação, foi elaborada uma chave geral de identificação baseada em caracteres vegetativos, e apresentada uma breve discussão das características taxonômicas que permitiram a diferenciação das espécies em campo. Estão incluídos neste trabalho um total de 43 famílias, 84 gêneros e 117 espécies, sendo as famílias com maior riqueza na área, Myrtaceae e Lauraceae, com 25 e 13 espécies, respectivamente.
Título em inglês
Tree species survey in a plain coastal forest permanent plot at Ilha do Cardoso State Park, Cananéia, São Paulo
Resumo em inglês
This study was conducted in a plain coastal forest 10 ha permanent plot at Ilha do Cardoso State Park, Cananéia, Southern São Paulo. Trees up to 4,8cm DBH were sampled in 256 plots (20x20m), and their botanical material collected during ten months. Tree species identification was based on specialized literature, material comparison among herbaria, and consults to specialists. An illustrated field guide and an identification dichotomous key to species based on vegetative characteristics are provided; each species having a photographic record. A brief discussion about taxonomic characteristics which allow field identification of species is presented. One hundred and seventeen tree species were identified, belonging to 43 families, and 84 genera. Myrtaceae and Lauraceae were the richest ones, comprising 25 and 13 species, respectively.
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-11-24