• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.1981.tde-24052024-093823
Documento
Autor
Nombre completo
Nelson Martins Pinto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1981
Director
Tribunal
Spino, Jose Luiz Martins (Presidente)
Ablas, Luiz Augusto de Queiroz
Berndt, Alexander
Título en portugués
Carreira docente em instituições particulares de ensino superior: aplicação de um modelo de avaliação de cargos
Palabras clave en portugués
Avaliação de cargos
Ensino superior
Instituições de ensino
Professores
Resumen en portugués
O objetivo principal deste trabalho e contribuir para o estudo da administração das carreiras docentes em escola não-oficiais de ensino superior (mais especificamente, as de Administração). A partir da elaboração e aplicação de um modelo de avaliação de cargos, oferece um instrumento prático para enquadramento e promoção de professores nos níveis da carreira docente dessas faculdades. O estudo apresenta inicialmente uma avaliação da importância da carreira nos diferentes tipos de organização. Segue-se uma pesquisa junto a diversas Faculdades de Administração do Município de São Paulo, que procurou caracterizar tais instituições com vistas a dar subsídios para a análise do atual "estado-da-arte" do problema aqui estudado e para a generalização das conclusões após a aplicação do modelo em uma escola especifica. A identificação e descrição sumaria dos métodos de avaliação de cargos mais utilizados, a escolha de um dos métodos como base do modelo e a definição do próprio modelo são os tópicos seguintes. Finalmente, a aplicação prática do modelo proposto permite avaliar suas dificuldades de implantação, gerando algumas conclusões sobre os resultados obtidos e os cuidados necessários para sua operacionalização.
Título en inglés
Teaching career in private higher education institutions: application of a job evaluation model
Palabras clave en inglés
Educational institutions
Higher education
Job evaluation
Teachers
Resumen en inglés
The main objective of this work is to study the managing of the teachers careers in non-oficial schools of superior education (more specificaly - the Business Administration ones). From the elaboration and application of the model for evaluation of functions that offers a practical instrument to be adapted and to promote teachers in academic career levels of those Universities. Initially, this study presents an evaluation of teacher's career and its importance in different kinds of organizations. After a research has been accomplished along with the Business Administration colleges of the city of São Paulo that made an effort to classify such institutions, in order to offer subsidies to analyse the "state-of-art of the problem analysed here and for generalization of conclusions after the application of the model in a specific school. The following topics are a brief identification and description of the methods to evaluate the relevant functions, and the choice of one of them as a basis of the model and its definition. Finally, the practical application of the proposed model enables us to evaluate the problems in the implementation, approaching some conclusions about the results obtained and the necessary precautions in their operacionalization.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.