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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.1997.tde-22062022-150730
Documento
Autor
Nome completo
José Gaspar Nayme Novelli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1997
Orientador
Banca examinadora
Fischer, Rosa Maria (Presidente)
Malvezzi, Sigmar
Pinto, Nelson Martins
Título em português
Integração entre estratégias organizacionais e ações de "T&D": perspectivas para uma instituição financeira estatal
Palavras-chave em português
Estratégia organizacional
Mudança organizacional
Reforma bancária
Resumo em português
Este trabalho discute a questão da integração entre estratégias organizacionais e políticas de Treinamento e Desenvolvimento. Para analisar este tema foi realizado o estudo desta relação no Banco do Brasil, abrangendo o período da promulgação da Lei 4.595, de 31.12.64, Lei da Reforma Bancária, até o início dos anos noventa, fase marcada pelo acirramento da competição no ambiente de negócios no qual o Banco está inserido. Para entendimento da questão são identificados os diversos enfoques da formulação das estratégias organizacionais e das práticas de treinamento dentro das organizações ao longo do tempo, bem como a configuração de uma nova estrutura produtiva, caracterizada pela necessidade de maior integração e flexibilidade das ações organizacionais. Entre as principais decorrências das transformações na estrutura produtiva, destaca-se o surgimento de competências valorizadoras do trabalho humano na organização. As atribuições ora demandadas apresentam-se em forma e conteúdo diversos das solicitadas pelo trabalho dentro do modelo taylorista/fordista, pois requerem a realização de atividades nas quais fatores como responsabilidade, autonomia, criatividade e inovação façam parte das ações cotidianas dos empregados. O estudo parte da análise da influência de fatos ocorridos no ambiente externo, que acarretam implicações para as práticas da Empresa, tomando por pressuposto que as transformações no ambiente externo geram mudanças, tanto nas estratégias organizacionais, quanto nas políticas de T&D do Banco do Brasil. Todo esse processo de análise, se por um lado leva a compreensão das dificuldades atuais desta integração entre estratégias do negócio e ações de "treinamento e desenvolvimento" sobre as pessoas, por outro, contribuiu para a definição de um papel estratégico a ser exercido pelas áreas de T&D. Nesta perspectiva, T&D assume boa parte da responsabilidade pela efetiva transformação das organizações em face das exigências e alterações das relações de mercado.
Título em inglês
Integration between organizational strategies and "T&D" actions: perspectives for a state-owned financial institution
Palavras-chave em inglês
Banking reform
Organizational change
Organizational strategy
Resumo em inglês
This essay analyses the close relationship between the strategies and the training policies of a company. To turn it possible the Banco do Brasil" Company was focused during a period starting up in 12.31.64 when the Act 4.595, Lei da Reforma Bancaria (Bank Rearrangement Act) took place, and concluding in the first years of 1990, when the competition in the business environment in which the bank has been involved was remarkably increasing. To reach this aim, several topics of the formulation in the strategies and the practical use of training were identified as well as the configuration of a new productive structure characterized by a better combination and flexibility of these organizing attitudes. The emerging of the labor which encourages new capabilities in the company has been pointed among the main consequences of the change in the productive structure. The skills that are requested today differ in many ways and contents from the Taylorist/Fordist model of labor. Nowadays it demands activity achievements in which responsibility, autonomy, creativity and innovation are part of the daily attitudes of the employees. The study was based on the analysis of the influence of business environment facts interfering on the achievements of the Company, considering that these changes not only alter the strategies of the Banco do Brasil but also its training policies. To analyze all these topics not only brings up in the knowledge some difficulties that we have been facing today to integrate business strategies and training action, but also helps to state a strategic role to be played by the training program department. That is to say that training program takes an important part of the responsibility for the effective alteration of the companies facing the requirements and changes of the new business relations.
 
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Data de Publicação
2022-06-22
 
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