• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
Documento
Autor
Nombre completo
Celso Augusto Rimoli
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1996
Director
Tribunal
Toledo, Geraldo Luciano (Presidente)
Cobra, Marcos Henrique Nogueira
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e
Título en portugués
Marketing estratégico e competitividade: um estudo de casos em empresas brasileiras que atuam no Mercosul
Palabras clave en portugués
Competitividade
Internacionalização
Marketing estratégico
Marketing tático-operacional
Resumen en portugués
Nesta dissertação, busca-se examinar atividades de marketing estratégico na competitividade de empresas brasileiras que atuam no Mercosul. Em primeiro lugar, é realizada uma discussão envolvendo as últimas tendências mundiais no cenário sócio-político-econômico que motivaram a exploração do tema. Em seguida, constrói-se o referencial teórico para a realização do trabalho, em que se exploram conceitos-chaves relativos à administração e planejamento estratégico, ao marketing estratégico, tático-operacional e global e também à competitividade, procurando-se enfatizar suas interfaces e complementaridades. Nesse ponto, são apresentados os resultados de uma pesquisa exploratória com base em um estudo de casos, envolvendo a atuação de duas empresas industriais brasileiras de diferentes setores nos países do Mercosul, em que se procura investigar o processo de gerenciamento relativo ao corpo teórico constituído. São feitas então as considerações finais e explicitadas as limitações e contribuições do estudo, bem como sugestões para estudos futuros.
Título en inglés
Strategic marketing and competitiveness: a case study in brazilian companies operating in Mercosul
Palabras clave en inglés
Competitiveness
Internationalization
Strategic marketing
Tactical-operational marketing
Resumen en inglés
This dissertation examines activities of strategic marketing in the competitiveness of brazilian companies that deal with Mercosur. First, there is a discussion involving the major world trends related to the socio-political and economic scenarrio that motivated the adoption of this subject. The theoretical framework on which this study is based is then presented, and some key concepts related to strategic management and planning are explored, along with strategic, operational and global marketing and competitiveness, with a stress on their interfaces and complementarities. Results are presented of an exploratory research based on the Case study method, involving the performance of two industrial brazilian companies operating at Mercosur, belonging to different sectors of the economy. The analysis of these results tries to investigate how the managerial process goes along with the theoretical framework. The final considerations are then presented and the limitations and contributions of the study are stated, as well as some suggestions for future studies.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
DissertacaoCelso.pdf (1.38 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-09-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.