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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2001.tde-27032006-095314
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Mauricio de Andrade da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Vianna, Nadia Wacila Hanania (Presidente)
Bertero, Carlos Osmar
Cobra, Marcos Henrique Nogueira
Fischmann, Adalberto Americo
Martins, Gilberto de Andrade
Título em português
Instrumentalização do planejamento estratégico: aplicação no setor aeroviário comercial brasileiro
Palavras-chave em português
conflitos de agência
formulação de cenários
métodos de previsão
Planejamento estratégico
subjetividade
Resumo em português
Esta tese dá continuidade aos trabalhos de Vianna (1982, 1989), que discute o uso da subjetividade em previsões. A partir de uma crítica da visão objetivista preponderante na teoria administrativa, apresenta um método híbrido de análise do ambiente empresarial. Ainda como instrumento de análise é formulada uma matriz de confronto entre as expectativas dos administradores, declaradas em relatórios a acionistas, e as reais possibilidades circunstanciais indicadas pelo método híbrido. O confronto contribui para evidenciar possíveis conflitos de agência. Em seguida, o método híbrido proposto é aplicado por meio de um estudo de caso no setor aeroviário comercial brasileiro.
Título em inglês
Strategic planning´s instrumentation: application in the commercial air transportation sector
Palavras-chave em inglês
agency conflict
forecast method
scenarios building
Strategic planning
subjectivity
Resumo em inglês
This thesis draws upon extends Vianna’s (1982, 1989) work on the use of subjectivity in administrative forecasts. Taking as a starting point a critical stance on objectivist conceptions in administrative theories, this thesis offers a hybrid method for the analysis of managerial environments. It also introduces a novel analytical category - a matrix which allows one to contrast, on the one hand, managerial expectations, declared in reports to the stockholders, and, on the other hand, actual circumstantial possibilities, such as revealed by the hybrid method. The contrast contributes to the identification of agency conflicts. Next, after description and discussion of the analytical categories adopted, the hybrid methodology is applied, through one case study, to the analysis of aspects of the Brazilian commercial air transportation sector.
 
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tese.pdf (8.40 Mbytes)
Data de Publicação
2006-06-30
 
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