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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-01072024-142455
Documento
Autor
Nome completo
João Soares da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Catelli, Armando (Presidente)
Peleias, Ivam Ricardo
Pereira, Carlos Alberto
Título em português
Contribuição à formulação de um modelo de apuração de resultado para as empresas supermercadistas varejistas: um enfoque de gestão econômica
Palavras-chave em português
Gestão econômica
Patrimônio
Supermercados
Resumo em português
O objetivo do presente estudo é a formulação de um modelo de apuração de resultado para as empresas varejistas do segmento supermercadista, capaz de contribuir para a otimização do resultado econômico de citadas empresas, através da geração de informações que possam subsidiar os gestores no processo de tomada de decisão. O alcance deste objetivo foi possível, graças a disponibilização das informações necessárias por parte das empresas pesquisadas (Supermercados Modelo, Supermercados Comper e Supermercados Real), além da análise de estudos publicados sobre o segmento supermercadista, disponíveis em revistas, jornais e outras publicações do ramo. O modelo proposto ao final do estudo foi concebido a luz dos conceitos emanados do modelo de gestão econômica - Gecon, destacando-se a utilização do custo de oportunidade para a mensuração das principais transações relacionadas com as atividades de compra, armazenagem/distribuição, estocagem e venda do segmento analisado. A apuração do resultado de cada transação ocorrida, de forma analítica, permitiu a avaliação dos impactos físicos, financeiros, econômicos e patrimoniais decorrentes, tendo sido referidos impactos perfeitamente identificados com as atividades e áreas de responsabilidade onde se originaram. O modelo possibilita o conhecimento da contribuição efetivamente proporcionada por cada evento e cada área de responsabilidade para o resultado econômico global das organizações supermercadistas, evidenciando o valor da efetiva riqueza agregada em cada período, possibilitando aos proprietários do capital e demais gestores, conhecer, a qualquer momento, o efetivo valor econômico da empresa. Foram demonstradas as diferenças entre os dados gerados pelo modelo proposto e o modelo tradicional, atualmente em uso, evidenciando-se que as informações de que os gestores dispõem no momento são insuficientes, não se constituindo em instrumento apropriado a ser utilizado no processo decisório, tendo em vista que as informações disponibilizadas são dirigidas muito mais aos usuários extemos do que aos usuários internos da contabilidade.
Título em inglês
A contribution to the formulation of a profit determination model for retail supermarket companies: an economic management approach
Palavras-chave em inglês
Economic result
Management economical
Supermarkets
Resumo em inglês
The purpose of this study is to build a determination income model to retailers of the supermarket segment, which must be able to contribute to optimization of the economical result of these companies through information generation that can help the managers in the process of decision-making. Thanks to the companies surveyed (Supermercados Modelo, Supermecados Comper and Supermercados Real) which made possible to reach this aim by making available the needed information. In addition analyses of studies published about the supermarket segment that were available in magazines and newspapers were done. At the end of this study a model was proposed based on the concepts coming from the management economical model - gecon, pointing out to the use of opportunity cost to the measurement of the main transaction related to the activities of buying, storage, distribution and selling of the analyzed segment. An analytical point of view of the determination income of each transaction done, made possible to evaluate the physical, financial, economical and equity impact, which were referred as perfectly ideritified impacts to their activities and areas of responsibilities where they carne from. This model makes possible to know each event, each responsibility area and each point of sale and their contribution to the general result of the supermarket organization, demonstrating the cash value added in each single term. It makes possible to the owners to know, any time it is necessary, the cash value cost of the company. The diiTerences between data generaled by the proposed model and the traditional one used nowadays were demonstraied, showing that the information available to the managers are completely insuificient; therefore they are not the appropriated instrument to be used at the operational decision process, observing that the available information is guided much more to the externai than to the internai accountant users
 
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Data de Publicação
2024-07-01
 
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