• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-17042024-094410
Documento
Autor
Nome completo
Liliane Maria Ramalho de Castro e Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Lima, Iran Siqueira (Presidente)
Parisi, Cláudio
Pereira, Carlos Alberto
Título em português
Aplicação dos conceitos de gestão econômica às cooperativas de crédito mútuo brasileiras: um enfoque na mensuração de resultado
Palavras-chave em português
Cooperativismo
Cooperativismo de crédito
Gestão econômica
Resumo em português
As cooperativas de credito mútuo brasileiras em franco crescimento, estão inseridas no cenário do mercado financeiro em que nos últimos tempos tem sofrido uma alta volatilidade no seu comportamento. Na expectativa de se obter informações que sirvam de apoio as tomadas de decisões confiáveis aos seus gestores, o objetivo deste estudo e demonstrar a utilização dos conceitos de mensuração sob a ótica da gestão econômica- GECON como forma de melhor avaliar os resultados da instituição. O estudo apresenta os conceitos de cooperativa e o funcionamento de um sistema cooperativo de crédito como forma de facilitar o entendimento de todo o trabalho. O presente trabalho emprega conceitos do Modelo de Gestão Econômica - GECON, o qual analisa e avalia as instituições com base em resultados econômicos, visando a eficácia da mesma Como forma de acrescentar o embasamento teórico no que se refere a mensuração e avaliação de resultados, o presente estudo inclui um estudo de caso incorporando os conceitos de mensuração sob ótica da gestão econômica, com o intuito de demonstrar os conceitos apresentados de forma prática na sua utilização.
Título em inglês
Application of economic management concepts to Brazilian mutual credit cooperatives: a focus on measuring results
Palavras-chave em inglês
Cooperativism
Credit cooperatives
Economic management
Resumo em inglês
The Brazilian Union Corporations for mutual credit. are inserted in a scenery of the finance market in which has recently suffered a high volatility in their running. Expectating to provide information that supports their manages decisions, the main goal of this study is to demonstrate the utilization of measuring concepts focused by the economic administration - GECON as a way to better evaluate the results of the business. The study introduces cooperative concepts and operation of a corporative system of credit as form of facilitating the understanding of the whole work. The present work aplies concepts of the Model of Economic Administration - GECON, which analyzes and evaluates the institutions under the base of economic results, aiming their effectiveness. Intending to add theoretical basement concerning to measuring and evaluating the results, the present work includes a study of a case, incorporating measuring concepts and focusing the economic administration, demonstrating the introduced concepts of the practice form in the their use.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-04-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.