• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2004.tde-22072024-141114
Documento
Autor
Nome completo
Dinaldo do Nascimento Araujo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Santos, Roberto Vatan dos (Presidente)
Riccio, Edson Luiz
Segreti, João Bosco
Título em português
Análise do conteúdo da tecnologia de informação ministrado nos cursos de Ciências Contábeis no Estado do Pará
Palavras-chave em português
Educação tecnológica
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
Resumo em português
Neste trabalho tivemos a oportunidade de observar e estudar o fator tecnologia de informação e sua fronteira com a Ciência Contábil. O objetivo geral desta pesquisa foi conhecer e analisar o conteúdo de tecnologia de informação ministrado nas disciplinas nos cursos de Ciências Contábeis, no Estado do Pará e identificar pontos comuns com o que é recomendado por organismos de estudos e pesquisas contábeis, como tecnologias que deveriam ser de domínio dos contadores. As reflexões conceituais e os resultados da pesquisa empírica, buscaram, de alguma forma, identificar e relacionar o conteúdo ministrado nas disciplinas em que a tecnologia de informação esteja presente, a fim de verificar se atendem um grau mínimo das propostas de conteúdo oriundo de organismos de estudos e pesquisas contábeis, já que, embora o grau de importância dado pelos docentes ao conteúdo de tecnologia de informação nos cursos de Ciências Contábeis, tenha relação significativa com o grau de importância das tecnologias recomendadas pelos organismos de estudos e pesquisas contábeis, e conseguiu, também, caracterizar o conteúdo de tecnologia de informação nos cursos de Ciências Contábeis, no Estado do Pará. Poucas são as iniciativas de avanço de conhecimento no tema de tecnologia e muito ainda há para ser feito na área contábil no que se refere à tecnologia, seja através de conteúdos a serem ensinados ou de publicações de artigos em periódicos, dissertações, teses e outros meios de comunicação.
Título em inglês
Analysis of the information technology content taught in Accounting courses in the state of Pará
Palavras-chave em inglês
Educational technology
Information technology
Technological education
Resumo em inglês
In this work we had the opportunity of observe and study the information technology factor and its frontier with the Accounting Science. The general objective of this research was to be familiar with and analyze information technology contents taught in the Accounting courses, in the state of Pará and identify common points with what is recommended by Accounting study and research organizations with theologies that should be known by the accountants. The conceptual reflections and the results of the empirical research sleeked, in some way, to identify and relate the content taught in the subjects in which the information technology is present, aiming to verify if they meet a minimum degree of the content proposals originated from the Accounting study and research organizations. Since, although the importance degree given by the faculty to the contents of information technology in the Accounting courses have a meaningful relationship with the importance degree of recommended technologies by the Accounting study and research organizations, and achieved also, to characterize the Information technology contents in the Accounting courses in the state of Pará. There are few improvement enterprises in the knowledge of technology and there is much to be done in the accounting fíeld towards this issue. Being through contents to be taught or by publication of articles in newsletters, papers, theses and other midium.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-07-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.