• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
Document
Author
Full name
Angelo Alves da Silva
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2002
Supervisor
Committee
Frezatti, Fabio (President)
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Pereira, Carlos Alberto
Title in Portuguese
Gestão financeira: um estudo acerca da contribuição da contabilidade na gestão do capital de giro das médias e grandes indústrias de confecções do estado do Paraná.
Keywords in Portuguese
capital de giro
contabilidade
gestão
Abstract in Portuguese
O principal objetivo deste trabalho é verificar se a contabilidade, enquanto instrumento de geração de informações úteis, está sendo utilizada na gestão do capital de giro das médias e grandes indústrias de confecções de artigos do vestuário e acessórios do Estado do Paraná. A motivação desta pesquisa advém da crença de que a maioria das empresas utiliza a contabilidade apenas para atender a exigências fiscais, desconhecendo a importância da mesma como instrumento gerencial. Partindo desta 'crença' e visando atingir o objetivo supracitado, a pesquisa focalizou vinte e cinco indústrias de confecções de médio e grande portes, situadas em dez municípios paranaenses. Os resultados obtidos com a referida pesquisa vêm revelar que, no âmbito das médias e grandes empresas, a tendência de se utilizar a contabilidade apenas como instrumento de atendimento ao FISCO está sendo, aos poucos, revertida. A pesquisa mostrou que 64% das empresas visitadas já possuem contabilidade voltada para a gestão dos negócios, produzida dentro da própria empresa, com contador ou controller exclusivos. Um dos prováveis fatores que fez com que a contabilidade ganhasse maior relevância como instrumento de apoio à gestão dos negócios nas empresas pesquisadas, deixando, inclusive, de ser terceirizada, é a globalização de mercados e o conseqüente aumento da competitividade. Isto porque tais fenômenos vêm exigindo das empresas um estilo de administração mais qualificada, com valorização do seu quadro de colaboradores, entre os quais, o contador.
 
Files
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
DISSERTACAOangelo.pdf (789.78 Kbytes)
Publishing Date
2003-06-17
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
Centro de Informática de São Carlos
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2019. All rights reserved.