• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
Documento
Autor
Nombre completo
Angelo Alves da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2002
Director
Tribunal
Frezatti, Fabio (Presidente)
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Pereira, Carlos Alberto
Título en portugués
Gestão financeira: um estudo acerca da contribuição da contabilidade na gestão do capital de giro das médias e grandes indústrias de confecções do estado do Paraná.
Palabras clave en portugués
capital de giro
contabilidade
gestão
Resumen en portugués
O principal objetivo deste trabalho é verificar se a contabilidade, enquanto instrumento de geração de informações úteis, está sendo utilizada na gestão do capital de giro das médias e grandes indústrias de confecções de artigos do vestuário e acessórios do Estado do Paraná. A motivação desta pesquisa advém da crença de que a maioria das empresas utiliza a contabilidade apenas para atender a exigências fiscais, desconhecendo a importância da mesma como instrumento gerencial. Partindo desta 'crença' e visando atingir o objetivo supracitado, a pesquisa focalizou vinte e cinco indústrias de confecções de médio e grande portes, situadas em dez municípios paranaenses. Os resultados obtidos com a referida pesquisa vêm revelar que, no âmbito das médias e grandes empresas, a tendência de se utilizar a contabilidade apenas como instrumento de atendimento ao FISCO está sendo, aos poucos, revertida. A pesquisa mostrou que 64% das empresas visitadas já possuem contabilidade voltada para a gestão dos negócios, produzida dentro da própria empresa, com contador ou controller exclusivos. Um dos prováveis fatores que fez com que a contabilidade ganhasse maior relevância como instrumento de apoio à gestão dos negócios nas empresas pesquisadas, deixando, inclusive, de ser terceirizada, é a globalização de mercados e o conseqüente aumento da competitividade. Isto porque tais fenômenos vêm exigindo das empresas um estilo de administração mais qualificada, com valorização do seu quadro de colaboradores, entre os quais, o contador.
 
Ficheros
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
DISSERTACAOangelo.pdf (789.78 Kbytes)
Fecha de Publicación
2003-06-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.