• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2016.tde-05042016-162140
Document
Auteur
Nom complet
Leonardo Teixeira Viotti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Madeira, Gabriel de Abreu (Président)
Barbosa, Klênio de Souza
Rubin, David Daniel Turchick
Titre en portugais
Pirateando o caminho para o show business: os efeitos da pirataria sobre o mercado de apresentações ao vivo
Mots-clés en portugais
Concerto
Economia da cultura
Microeconomia aplicada
Música
Pirataria
Resumé en portugais
Este trabalho busca mensurar os efeitos do compartilhamento de arquivos na internet sobre o mercado de shows, importante canal de remuneração para músicos. São utilizados dados retirados do Guia da Folha, uma das principais publicações especializadas em cultura na cidade de São Paulo. A especificação principal adota um estimador de diferença em diferenças tendo shows como grupo de tratamento e peças teatrais como grupo de controle. As estimações indicam que a pirataria provocou um choque positivo de oferta, reduzindo os preços de ingressos em até 8,2% e aumentando a quantidade em 14 apresentações por semana. Além disso, a capacidade média foi reduzida, e a diversidade de apresentações e de casas de show aumentou. Esses resultados apontam para a ocorrência de um processo de pulverização do mercado, onde artistas menores fazem shows menores e mais baratos. Artistas muito famosos, entretanto, subiram os preços em torno de 10% e reduziram em até 2,5 o número de apresentações semanais
Titre en anglais
Pirating the way to show business: the effects of music piracy on live performances
Mots-clés en anglais
AppliedMicroeconomics and Cultural Economics
Concerts
Music
Piracy
Resumé en anglais
This dissertation measures the effects of file-sharing on the market for music concerts, an important source of income for most musicians.We use information published by Folha de São Paulo, one of the most popular Brazilian newspapers. The main analysis consists of using a differences-in-differences estimator with music concerts as treatment group and theatrical plays as control group.We find evidence that music piracy had a positive effect on the supply of concerts with an up to 8.2% reduction of ticket prices and an increase of 14 weekly performances.We also find a decrease in the mean capacity of venues; an significant increase in the variety of music venues and of unique musicians performing. These results indicate an increasingly competitive market with less popular musicians performing at lower prices for smaller audiences. Famous musicians however have risen ticket prices up to 10% and reduced their number of concerts at around 2.5 weekly performances
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
CorrigidoLeonardo.pdf (1.21 Mbytes)
Date de Publication
2016-04-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.