• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2016.tde-24032016-111357
Documento
Autor
Nombre completo
Raphael Guinâncio Bruce
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Lima, Rafael Coutinho Costa (Presidente)
Campante, Filipe Robin
Nakaguma, Marcos Yamada
Título en inglés
Compulsory voting and TV news consumption: evidence from Brazil
Palabras clave en inglés
Compulsory voting
Information
Media
Regression discontinuity design
Resumen en inglés
Do people acquire more information when they are obligated to participate in elections? This dissertation presents empirical evidence on the effects of compulsory voting laws on the consumption of TV news. In Brazil, the law determines that every literate citizen over the age of eighteen and under seventy at the day of the election is subject to a number of penalties if they don't attend the ballots. This provides a natural experiment which allows us to identify the causal effect of being under a compulsory voting regime on information acquisition. Using national survey data on the consumption of media we find that, for those who have been exposed to the law for the first time, compulsory voting has a significant and substantial positive impact on the probability of an individual to watch Brazil's main newscast, Rede Globo's Jornal Nacional. No impact is found, though, for citizens who transition from the voluntary to the compulsory voting regime when they reach the age of seventy.
Título en portugués
Voto obrigatório e consumo de informação no Brasil
Palabras clave en portugués
Informação
Mídia
Regressão em descontinuidade
Voto obrigatório
Resumen en portugués
Pessoas que são obrigadas a votar procuram fazer isso de maneira informada? Essa dissertação procura saber se a lei de voto obrigatório brasileira induz eleitores a consumirem mais informação via noticiários televisivos. Mais especificamente, procuramos saber se o consumo de informações via o noticiário Jornal Nacional, transmitido pela Rede Globo, aumenta em decorrência da exposição à lei. No Brasil, todo cidadão alfabetizado com idade maior que dezoito e menor que setenta anos está sujeito a uma série de punições caso se abstenha sem justificativa nas eleições. Isso gera um experimento natural que nos permite utilizar a técnica de regressão descontínua para recuperar o efeito causal dessa lei sobre o consumo de informação por parte dos eleitores. Encontramos um aumento de 10,4% na probabilidade do eleitor jovem assistir o programa Jornal Nacional que pode ser atribuído especificamente ao fato desse cidadão ser obrigado a votar. Nenhum efeito é encontrado para cidadãos que deixam de ser obrigados aos setenta anos de idade
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
OriginalRaphael.pdf (949.52 Kbytes)
Fecha de Publicación
2016-03-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.