• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.12.2003.tde-25042003-143715
Document
Auteur
Nom complet
Cleide Fátima Moretto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2002
Directeur
Jury
Aguirre, Basilia Maria Baptista (Président)
Bianchi, Ana Maria Afonso Ferreira
Campino, Antonio Carlos Coelho
Dequech Filho, David
Silva, Maria de Lourdes Ramos da
Titre en portugais
Ensino superior, escolha e racionalidade: os processos de decisão dos universitários do município de São Paulo.
Mots-clés en portugais
ensino superior
escolha
município de São Paulo
racionalidade comportamental
Resumé en portugais
O estudo parte da constatação de uma dicotomia observada entre o modelo formal da teoria do capital humano, que justifica a tomada de decisão por meio do investimento em educação, e as evidências empíricas dos estudos que corroboram tal modelo. Identifica que a base daquele modelo formal, a teoria neoclássica da escolha racional, distancia-se do tipo real de homem econômico racional e, portanto, do investidor típico em capital humano, na medida em que desconsidera os limites que lhe são apresentados em termos de informação incompleta, de capacidade de processar a informação e da influência do meio social no comportamento individual. O estudo sugere a abordagem da racionalidade comportamental da economia psicológica, como uma alternativa metodológica à concepção de racionalidade envolvida no paradigma do capital humano como forma de análise do processo de escolha do ensino superior . Examina os processos de decisão dos universitários do município de São Paulo, identificando fatores associados à racionalidade comportamental, tais como a escolha no tempo, a incerteza, o nível de informação, as influências das diferentes situações e instituições no comportamento e as expectativas de atuação profissional futura. Busca apreender a realidade dos processos de escolha, no momento imediato da tomada de decisão do universitário por meio de uma pesquisa de levantamento, baseada numa amostragem não probabilística por quotas. A pesquisa totaliza o resultado de 2 131 questionários aplicados aos universitários ingressantes em 33 cursos de graduação de cinco universidades do município de São Paulo. Como evidências encontradas no comportamento dos universitários pesquisados, identifica que, em termos gerais, eles tendem a ser orientados para o presente, estar parcialmente informados, a serem influenciados pela realização pessoal e pelas oportunidades no mercado de trabalho, e pouco influenciados pela família, e a afirmarem que estão satisfeitos ou certos com a escolha feita. Aponta, nesses termos, para a possibilidade de dissonância cognitiva no comportamento dos alunos pesquisados.
Titre en anglais
Higher education, choice and rationality: the decision processes of college students in the municipality of São Paulo.
Mots-clés en anglais
behavioral rationality
choice
higher education
municipality of São Paulo
Resumé en anglais
The study departs from the observation of a dichotomy between the formal model of human capital theory, which justifies decision-making by means of investment in education, and the empirical evidence of the studies that corroborate the model. It is identified that the basis of the formal model, neoclassical theory of rational choice, distances itself from the real type of rational economic man and, therefore, from the typical investor in human capital, insofar as it disregards the limits presented in terms of incomplete information, capacity to process the information, and influence of the social arena on individual behavior. The study suggests the approach of behavioral rationality of psychological economics, as a methodological alternative to the concept of rationality involved in the paradigm of human capital as a form of analysis of the process of higher education choice. It examines the decision processes of college students of the municipality of Sao Paulo, identifying factors associated to behavioral rationality, such as the choice in time, uncertainty, level of information, influences of the different situations and institutions on the behavior and the expectations of future professional activities. It seeks to apprehend the reality of the choice processes at the immediate moment of the college student’s decision-making by means of a survey, based on a non-probabilistic sample by quotas. The survey totals the result of 2 131 questionnaires applied to college students entering 33 undergraduate courses, of five universities in the municipality of São Paulo. As evidence found in the behavior of college students polled, it is identified that, in general terms, they tend to be oriented by the present, be partially informed, be influenced by personal fulfillment and by opportunities in the workplace, and they tend to be little influenced by family, and to state that they are satisfied or sure about the choice made. This last evidence points, in these terms, to the possibility of cognitive dissonance in the behavior of the students polled, since it conflicts with some of the other data found.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Completo_Cleide.pdf (571.29 Kbytes)
Date de Publication
2004-08-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.