• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.12.2011.tde-27012012-185125
Documento
Autor
Nome completo
Alessandro Ribeiro de Carvalho Casalecchi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Menezes Filho, Naercio Aquino (Presidente)
Avelino, Ricardo Rezende Gomes
Souza, Andre Portela Fernandes de
Título em português
Efeito do tamanho do estabelecimento sobre os salários: uma análise com um painel de estabelecimentos e de seus trabalhadores
Palavras-chave em português
Econometria
Empregador
Salários
Trabalhadores
Resumo em português
A literatura empírica em economia do trabalho mostra que o tamanho do empregador afeta positivamente o salário de seus trabalhadores. O presente trabalho utiliza uma especificação empírica da equação salarial que inclui efeitos fixos para os trabalhadores, para o empregador e para a qualidade do match entre eles, de modo que explicações teóricas para a existência do efeito do tamanho do empregador possam ser testadas sem que vieses de variável omitida prejudiquem as conclusões. Esta especificação com três efeitos fixos ainda não foi utilizada na literatura empírica do efeito salarial do tamanho do empregador. Os resultados indicam que mais da metade do efeito do tamanho do empregador é explicado pela correlação do tamanho com as três heterogeneidades não observáveis e que devemos rejeitar a validade empírica das explicações fornecidas pelos modelos teóricos testados de forma geral. Contudo, ressaltamos que tais modelos podem se aplicar em circunstâncias específicas.
Título em inglês
Employer size wage effect: an analysis with panel data from establishments and their workers
Palavras-chave em inglês
Econometrics
Employer
Wages
Workers
Resumo em inglês
Economists have persistently found a positive relationship between the employer size and the wage earned by employees. This paper uses an empirical specification that controls for unobserved heterogeneity at three levels: worker, employer and match quality, for the first time in this literature. Thus, theoretical explanations of the employer size effect can be tested with estimation results that are not biased due to omitted variable problems. We show that more than half of the employer size effect is explained by the correlation between the employer size and the three heterogeneities. The results also suggest that we should reject the tested theoretical models as general explanations of the employer size effect. However, these models may explain the effect in some circumstances.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-02-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.