• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-01032007-134316
Documento
Autor
Nombre completo
Milton Kahan
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Plonski, Guilherme Ary (Presidente)
Rodrigues Filho, Lino Nogueira
Yanaze, Mitsuru Higuchi
Título en portugués
Orientação de negócios nos institutos de pesquisas tecnológicas industriais brasileiros: um estudo exploratório
Palabras clave en portugués
Gestão de tecnologia
Inovação tecnológica
Institutos de pesquisas
Marketing industrial
Orientação de negócios
Orientação para o mercado
Resumen en portugués
Trata-se de um estudo exploratório, utilizando o método do estudo de caso, que investiga quais as orientações de negócios predominantes nos Institutos de Pesquisas Tecnológicas Industriais (IPTIs) brasileiros. No contexto atual de ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos e de concorrência acirrada entre empresas, cadeias produtivas, setores econômicos e países decorrente da globalização, os IPTIs são chamados a dar suporte tecnológico fundamental aos agentes econômicos nacionais, os quais não têm condições ou recursos para gerar internamente. Para que isto ocorra efetivamente dentro deste quadro, somado à escassez de recursos governamentais, crises econômicas cíclicas e concorrência de fontes alternativas de suporte tecnológico, os IPTIs têm que estar orientados para os seus mercados. O trabalho faz uma revisão da literatura sobre orientação de negócios, com ênfase na orientação para o mercado (OM), e estuda dois IPTIs nacionais: o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Após análise dos dados, o estudo propõe o aprofundamento da investigação em futuros estudos com base em um modelo de OM que introduz variáveis apropriadas para os IPTIs nacionais, como ?natureza jurídica do instituto? e ?consciência e orgulho do papel dos empregados?. Propõe ainda que em futuros estudos sejam também investigados os clientes dos IPTIs para que os efeitos de suas orientações de negócios sejam avaliados por aqueles para quem estas orientações são dirigidas.
Título en inglés
Business orientation in brazilian industrial technology research institutes: an exploratory study
Palabras clave en inglés
Business orientation
Industrial marketing
Market orientation
Research institutes
Technology innovation
Technology management
Resumen en inglés
This dissertation is a exploratory study, using case study method, that investigates what business orientations prevail in Brazilian Industrial Technology Research Institutes (ITRIs). On the current context of shorter product life cycles and strong competition amongst value chains, industries and countries due globalization, ITRIs are being pushed to provide essential technological support to domestic economic agents, which don?t have resources and conditions to generate them internally. In order to play this role effectively amidst this picture, adding up lack of governmental funds, cyclical economic crisis and alternative technology sources competition, ITRIs must be market oriented. This work performs a literature survey, emphasizing market orientation (MO), and studies two Brazilian major ITRIs: Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). After accomplishment of data analysis, the study suggests deeper investigation on future researches based on a MO model that introduces variables suitable for Brazilian ITRIs, such as ?juridical status? and ?employees pride and consciousness of their role?. It also proposes the investigation of ITRIs clients, on their perceptions about ITRIs MO outcomes effects in their businesses.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-03-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.