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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-01072024-163515
Document
Author
Full name
Flávia Helena Dante Alves
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2003
Supervisor
Committee
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e (President)
Cobra, Marcos Henrique Nogueira
Moreira, Daniel Augusto
Title in Portuguese
O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem
Keywords in Portuguese
Livros didáticos
Marketing
Marketing - Estudo e ensino
Mercado editorial
Abstract in Portuguese
Este trabalho procura estudar o livro didático como instrumento para a melhoria do ensino e da aprendizagem, tomando como base a área de marketing. Conquanto a literatura tenha dado pouca atenção a esta temática, o livro didático configura-se como um dos principais protagonistas das situações de ensino-aprendizagem, além do tipo de livro mais lido e vendido no Brasil. A crítica fácil ao livro didático é posta em xeque, reconhecendo-se o amplo papel que ele desempenha na educação, sem, contudo, deixar de lado suas limitações. Por meio de uma pesquisa por e-mail com os professores de marketing, puderam ser estudados os diversos atributos funcionais necessários ao livro didático para o aperfeiçoamento da relação ensino aprendizagem, reduzidos depois pelo uso da analise fatorial. O presente estudo também proporciona outros dados relacionados ao tema, como uma visão de como os professores respondentes tomam conhecimento acerca do livro didático de marketing, ou seja, priorizando, sobretudo, os catálogos, visitas as livrarias e exemplares de cortesia e as principais situações nas quais e mais utilizado, como na elaboração do programa, de provas e planejamento das aulas. Este trabalho procura, enfim, incentivar o interesse tanto dos diversos stakeholders envolvidos como da pesquisa pelo tema, mostrando que o livro didático e fundamental na literatura, no desenvolvimento de um povo e, especialmente, nas salas de aula brasileiras.
Title in English
The marketing textbook as an element for improving the teaching-learning relationship
Keywords in English
Marketing
Marketing - Teaching and learning
Publishing market
Textbook
Abstract in English
This work aims to study the textbook as an instrument for the improvement of the teaching and the leaming, relying on the marketing area. Although the literature has been giving little attention to this field, the textbook configures the main protagonist of the teaching and leaming situations and the best-selling and the readiest kind of book in Brazil. The easy criticism regarding the textbook is kept in check, recognizing its wide role in education, without forgetting its limitations. Through an e-mail research with marketing teachers, the several functional attributes needed by a textbook are studied and, after, reduced by the factorial analysis technique. The current work also provides other kind of data, such as an overview of the way the teachers that answer the questionnaires get to know the marketing textbook preferring the catalogues above all, as well as bookstores visits and free copies and the main situations in which the textbook is more used to prepare the course program, the tests (examinations) and the classes. At last, this work intends to stimulate the interest for the several stakeholders of a textbook as much as the research in the general field, showing that the textbook is primordial in the literature, in a nation development and, in special, in the Brazilian classrooms.
 
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Publishing Date
2024-07-01
 
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