• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-01072024-163515
Documento
Autor
Nombre completo
Flávia Helena Dante Alves
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e (Presidente)
Cobra, Marcos Henrique Nogueira
Moreira, Daniel Augusto
Título en portugués
O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem
Palabras clave en portugués
Livros didáticos
Marketing
Marketing - Estudo e ensino
Mercado editorial
Resumen en portugués
Este trabalho procura estudar o livro didático como instrumento para a melhoria do ensino e da aprendizagem, tomando como base a área de marketing. Conquanto a literatura tenha dado pouca atenção a esta temática, o livro didático configura-se como um dos principais protagonistas das situações de ensino-aprendizagem, além do tipo de livro mais lido e vendido no Brasil. A crítica fácil ao livro didático é posta em xeque, reconhecendo-se o amplo papel que ele desempenha na educação, sem, contudo, deixar de lado suas limitações. Por meio de uma pesquisa por e-mail com os professores de marketing, puderam ser estudados os diversos atributos funcionais necessários ao livro didático para o aperfeiçoamento da relação ensino aprendizagem, reduzidos depois pelo uso da analise fatorial. O presente estudo também proporciona outros dados relacionados ao tema, como uma visão de como os professores respondentes tomam conhecimento acerca do livro didático de marketing, ou seja, priorizando, sobretudo, os catálogos, visitas as livrarias e exemplares de cortesia e as principais situações nas quais e mais utilizado, como na elaboração do programa, de provas e planejamento das aulas. Este trabalho procura, enfim, incentivar o interesse tanto dos diversos stakeholders envolvidos como da pesquisa pelo tema, mostrando que o livro didático e fundamental na literatura, no desenvolvimento de um povo e, especialmente, nas salas de aula brasileiras.
Título en inglés
The marketing textbook as an element for improving the teaching-learning relationship
Palabras clave en inglés
Marketing
Marketing - Teaching and learning
Publishing market
Textbook
Resumen en inglés
This work aims to study the textbook as an instrument for the improvement of the teaching and the leaming, relying on the marketing area. Although the literature has been giving little attention to this field, the textbook configures the main protagonist of the teaching and leaming situations and the best-selling and the readiest kind of book in Brazil. The easy criticism regarding the textbook is kept in check, recognizing its wide role in education, without forgetting its limitations. Through an e-mail research with marketing teachers, the several functional attributes needed by a textbook are studied and, after, reduced by the factorial analysis technique. The current work also provides other kind of data, such as an overview of the way the teachers that answer the questionnaires get to know the marketing textbook preferring the catalogues above all, as well as bookstores visits and free copies and the main situations in which the textbook is more used to prepare the course program, the tests (examinations) and the classes. At last, this work intends to stimulate the interest for the several stakeholders of a textbook as much as the research in the general field, showing that the textbook is primordial in the literature, in a nation development and, in special, in the Brazilian classrooms.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-07-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.