• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-01072024-163515
Document
Auteur
Nom complet
Flávia Helena Dante Alves
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e (Président)
Cobra, Marcos Henrique Nogueira
Moreira, Daniel Augusto
Titre en portugais
O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem
Mots-clés en portugais
Livros didáticos
Marketing
Marketing - Estudo e ensino
Mercado editorial
Resumé en portugais
Este trabalho procura estudar o livro didático como instrumento para a melhoria do ensino e da aprendizagem, tomando como base a área de marketing. Conquanto a literatura tenha dado pouca atenção a esta temática, o livro didático configura-se como um dos principais protagonistas das situações de ensino-aprendizagem, além do tipo de livro mais lido e vendido no Brasil. A crítica fácil ao livro didático é posta em xeque, reconhecendo-se o amplo papel que ele desempenha na educação, sem, contudo, deixar de lado suas limitações. Por meio de uma pesquisa por e-mail com os professores de marketing, puderam ser estudados os diversos atributos funcionais necessários ao livro didático para o aperfeiçoamento da relação ensino aprendizagem, reduzidos depois pelo uso da analise fatorial. O presente estudo também proporciona outros dados relacionados ao tema, como uma visão de como os professores respondentes tomam conhecimento acerca do livro didático de marketing, ou seja, priorizando, sobretudo, os catálogos, visitas as livrarias e exemplares de cortesia e as principais situações nas quais e mais utilizado, como na elaboração do programa, de provas e planejamento das aulas. Este trabalho procura, enfim, incentivar o interesse tanto dos diversos stakeholders envolvidos como da pesquisa pelo tema, mostrando que o livro didático e fundamental na literatura, no desenvolvimento de um povo e, especialmente, nas salas de aula brasileiras.
Titre en anglais
The marketing textbook as an element for improving the teaching-learning relationship
Mots-clés en anglais
Marketing
Marketing - Teaching and learning
Publishing market
Textbook
Resumé en anglais
This work aims to study the textbook as an instrument for the improvement of the teaching and the leaming, relying on the marketing area. Although the literature has been giving little attention to this field, the textbook configures the main protagonist of the teaching and leaming situations and the best-selling and the readiest kind of book in Brazil. The easy criticism regarding the textbook is kept in check, recognizing its wide role in education, without forgetting its limitations. Through an e-mail research with marketing teachers, the several functional attributes needed by a textbook are studied and, after, reduced by the factorial analysis technique. The current work also provides other kind of data, such as an overview of the way the teachers that answer the questionnaires get to know the marketing textbook preferring the catalogues above all, as well as bookstores visits and free copies and the main situations in which the textbook is more used to prepare the course program, the tests (examinations) and the classes. At last, this work intends to stimulate the interest for the several stakeholders of a textbook as much as the research in the general field, showing that the textbook is primordial in the literature, in a nation development and, in special, in the Brazilian classrooms.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-07-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.