• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.12.2012.tde-01102012-151509
Documento
Autor
Nome completo
José Roberto de Araujo Cunha Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Mattar, Fauze Najib (Presidente)
Lacerda, Antonio Corrêa de
Marcovitch, Jacques
Oliveira Júnior, Moacir de Miranda
Sennes, Ricardo Ubiraci
Título em português
Determinantes de atratividade de investimentos estrangeiros diretos no Brasil
Palavras-chave em português
Empresas multinacionais - Brasil
Internacionalização de empresas
Investimentos estrangeiros
Resumo em português
Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os principais Determinantes de Atratividade de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) no Brasil no período de 2009 a 2011. A sua realização teve como motivos a necessidade profissional e o interesse intelectual do autor de conhecer os determinantes de atratividade de IED que influenciam firmas multinacionais na seleção de mercados bem como de identificar e compreender aqueles determinantes que tem contribuído para elevar a atratividade da economia brasileira. A justificativa para a realização deste trabalho reside nos efeitos das significativas transformações na economia global decorrentes da crise de 2008, que resultaram em um fato inédito na evolução histórica do fluxo global de investimentos diretos, quando em 2010 as economias em desenvolvimento em conjunto com as economias em transição, responderam por mais da metade dos ingressos de IED, com destaque para a economia brasileira que passou a figurar entre os cinco principais países de destino destes investimentos. No Capítulo 2, apresenta-se uma breve descrição da evolução do fluxo de entrada de IED na economia brasileira desde o período colonial. Em seguida, no Capítulo 3, é analisada a tendência, iniciada no final dos anos 90, de multipolaridade nos campos da produção, do comércio, das finanças e dos investimentos diretos internacionais. O referencial teórico, é analisado no Capítulo 4, está baseado nos estudos do economista John H. Dunning, em especial a sua formulação teórica apresentada em 1976 e denominada Teoria Eclética ou Paradigma Eclético. Tendo em vista a escassez de estudos sobre esta temática, a pesquisa bibliográfica foi complementada por uma pesquisa exploratória-descritiva, cujo planejamento pode ser avaliado ao longo do Capítulo 5 deste estudo. Finalmente, no Capítulo 6, são analisados os resultados da pesquisa. Na análise foram utilizadas as técnicas estatísticas de distribuição de frequência e de análise fatorial. A principal conclusão deste estudo reside no fato de que a economia brasileira, segundo a percepção dos respondentes desta pesquisa, possui diversas variáveis que foram avaliados como Determinantes de Atratividade de IED Elevadíssima, como por exemplo, Mercado com Altas Taxas de Crescimento e Tamanho do Mercado, Estabilidade Econômica e Recursos Naturais, bem como outras variáveis que foram consideradas como Determinantes de Atratividade de IED Baixa, dentre os quais destacam se Sistema de Infraestrutura, Custo de Mão de Obra e Disponibilidade de Mão de Obra Qualificada.
Título em inglês
Determinants of foreign direct investment attractiveness to Brazil, 2009-2011
Palavras-chave em inglês
Foreign direct investment
Internationalization of firms
Key factors of country's attractivenes
Resumo em inglês
This current thesis has as its main objective to identify the main determinants of attractiveness of foreign direct investment to Brazil during the period 2009-2011. This study has been developed from a bibliographic research followed by an electronic survey with entrepreneurs and executive of foreign enterprises who visited the country, aiming at evaluate the local prospects for directing their productive investments. The main theoretical framework is the Eclectic Paradigm of John H. Dunning, presented in 1976. A study which was undertaken by the Multilateral Investment Guaranty Agency (MIGA), an institution of the World Bank Group, is also considered as a theoretical contribution. The statistical framework includes the techniques of Frequency Distribution and Factorial Analysis. The main outcomes of the survey indicates that, according to the surveyors, the country has high attractiveness determinants of foreign direct investment (FDI) such as the size and the growth rate of the domestic market as well as the availability of natural resources, but also presents low attractiveness determinants, for example, Infrastructure System, Labor Costs and the lack of a large contingent of skilled workers. Thus, it would be appropriate that the country´s authorities formulate policies and initiatives towards maintaining the level of the high attractiveness determinants, improving other determinants and, mainly, strengthening the level of attractiveness of those determinants evaluated as low attractiveness, in order to increase the economy´s international competitiveness which will foster foreign direct investments in the country.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-10-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.