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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2012.tde-01112012-202709
Documento
Autor
Nome completo
Renato Machado Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Bruno, Marcos Alberto Castelhano (Presidente)
Perrotti, Edoardo
Vasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim de
Título em português
Papel da subsidiária brasileira na estratégia de internacionalização dos negócios de empresas multinacionais do setor automotivo
Palavras-chave em português
Empresas multinacionais
Indústria automobilística
Internacionalização de empresas
Subsidiárias
Resumo em português
Em anos recentes, tem-se observado papeis novos para uma subsidiaria estrangeira, quando ela atua em um processo de expansão dos negócios para outro país, denotando sua relevância estratégica maior para a empresa multinacional (EMN). Nesse caso, ao invés de assumir um papel convencional, a filial participa ativamente de uma nova etapa de internacionalização da empresa, algumas vezes até liderando o processo. A singularidade do fenômeno torna-se ainda maior (e mais instigante) quando a EMN é proveniente de um país desenvolvido, e uma subsidiária localizada em um país emergente assume tal papel em sua internacionalização. Esta pesquisa se debruça sobre essa temática, abordando um fenômeno ainda pouco explorado pela literatura, ao investigar o papel da subsidiária brasileira quando esta participa da internacionalização dos negócios da EMN. Em virtude das peculiaridades citadas, a pesquisa foi conduzida por meio de dois estudos de caso realizados em subsidiárias brasileiras com reconhecida participação em processos de internacionalização, pertencentes a multinacionais do setor automotivo, uma delas de origem italiana (Magneti Marelli Cofap) e a outra alemã (Wahler). Foram identificados e analisados os fatores motivadores, facilitadores e inibidores que impactaram a participação da subsidiária brasileira, bem como as atribuições e responsabilidades assumidas pela mesma em tais processos, e as principais práticas de gestão aprendidas pela multinacional. Em um dos casos avaliados, constatou-se que o fator primordial para participação da subsidiária brasileira foi a sua iniciativa de propor à matriz a expansão dos negócios em outro país, seguida pela concessão de maior autonomia à mesma pela matriz; no outro caso estudado, verificou-se que o domínio de competências essenciais por sua unidade brasileira e o seu papel de centro de excelência foram fundamentais para que esta liderasse diversos episódios de internacionalização da empresa. A pesquisa apresenta um conjunto de considerações, que pode ser útil como subsídio para adaptação ou aprimoramento das práticas de gestão em EMNs, servindo como base para o uso adequado das competências de suas subsidiárias, na formulação e na execução de estratégias, em processos de internacionalização.
Título em inglês
Role of Brazilian subsidiary on the internationalization strategy of multinational companies in the automotive industry.
Palavras-chave em inglês
Automotive industry
Internationalization
Multinational companies
Subsidiaries
Resumo em inglês
In recent years, new roles have been observed for a foreign subsidiary, when it takes part on a business expansion process to another country, indicating its bigger strategic relevance for the multinational corporation (MNC). In this case, rather than taking a conventional role, the subsidiary actively participates in a new internationalization step of the company, sometimes even leading the process. The phenomenon becomes even more unique (and more instigating) if the MNC is from a developed country, and a subsidiary located in an emerging country assumes such a role in the internationalization process. This research deals with this theme, addressing a phenomenon still little explored by literature, by investigating the role of a Brazilian subsidiary when it participates in the MNC internationalization. Because of the mentioned peculiarities, the research was conducted through two case studies in Brazilian subsidiaries with recognized involvement in the internationalization, owned by MNCs of the automotive industry, one of Italian origin (Magneti Marelli Cofap) and the other German (Wahler). The motivating, facilitators and inhibitors factors which impacted the participation of the Brazilian subsidiary were identified and analyzed, as well as its roles and responsibilities in such processes, and the key management practices learned by the multinational. In one of the studied cases, it was found that the most important reason for the Brazilian subsidiary participation was its initiative to propose to headquarters the business expansion in another country, followed by headquarters granting more autonomy to it; in the other case, it was found that the core competences' domain by the Brazilian unit, and its role as a center of excellence, were fundamental to have it leading several internationalization experiences of the company. The research presents a set of considerations, which can be useful as a support for adapting or improving the management practices in MNCs, serving as the basis for the proper use of its subsidiaries' competences in defining and implementing their internationalization strategies.
 
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Data de Publicação
2012-11-14
 
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