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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2001.tde-04092005-222744
Documento
Autor
Nome completo
Cristiane Alperstedt
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Plonski, Guilherme Ary (Presidente)
Balbachevsky, Elizabeth
Eboli, Marisa Pereira
Grynszpan, Flavio
Macedo, Artur Roquete de
Título em português
As Universidades Corporativas no contexto do Ensino Superior
Palavras-chave em português
ensino superior
universidades corporativas
Resumo em português
Este estudo objetivou a identificação das universidades corporativas no contexto do ensino superior, quanto a representação de concorrência potencial ou de oportunidades estratégicas para as instituições de ensino superior. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, tendo-se adotado o método do estudo de caso, aplicado a múltiplos casos. A coleta e análise dos dados compreendeu três fases. Na primeira fase foi utilizada uma metodologia para análise dos dados secundários denominada grounded theory, que gerou uma teoria que consiste em uma tipologia proposta para as universidades corporativas. Essa teoria estabeleceu os critérios para a definição da amostra. Universidades corporativas americanas e brasileiras foram selecionadas intencionalmente a partir desse critério, tendo sido coletados dados primários a partir de entrevistas semi-estruturadas junto às pessoas-chave dessas instituições, os quais foram analisados mediante o método de análise de conteúdo, correspondendo à segunda fase de coleta e análise dos dados. A perspectiva dos principais órgãos representativos de instituições de ensino superior brasileiras, além de representantes das principais instituições de ensino superior responsáveis pelas áreas de conhecimento mais visadas pelas universidades corporativas para o estabelecimento de parcerias complementou os demais dados coletados, consistindo na terceira fase de coleta e análise dos dados. Concluiu-se que as universidades corporativas são, nas condições atuais, predominantemente mais representativas de situações de concorrência. Tais situações de concorrência estão restritas, principalmente, a algumas áreas de conhecimento e atuação, com destaque para a pós-graduação, e outros segmentos onde concentram-se o público adulto.
Título em inglês
The Corporate Universities in the context of Higher Education
Palavras-chave em inglês
corporate universities
higher education
Resumo em inglês
The objective of this paper was to identify corporate universities in the context of higher education, related to the representation of potential competition or strategic opportunities for higher education institutions. It is an exploratory study of a qualitative nature and the case study method was adopted, applied to multiple cases. The data gathering and analysis was made up of three phases. The first phase adopted a method of analysis known as grounded theory, which generated a theory that consists of a typology proposed for corporate universities. This theory established the criterion for defining the sample. American and Brazilian corporate universities were intentionally selected using this criterion. Primary data were gathered from semi-structured interviews with key people from these institutions, using the content analysis method, corresponding to the second phase of data collection and analysis. The perspective of the main representative organs of Brazilian higher education institutions and deans of main higher education institutions responsible for the areas of knowledge most commonly sought by corporate universities for the establishment of partnerships complemented other data gathered, making up the third phase of data gathering and analysis. It was concluded that corporate universities are, in the present conditions, predominantly more representative of competitive situations. These situations are restricted, mainly, to some knowledge areas, highlighting graduate programs, and other segments where the adult public is concentrated.
 
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Data de Publicação
2005-10-31
 
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