• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.12.2007.tde-07042008-112033
Documento
Autor
Nome completo
Liliam Sanchez Carrete
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Securato, Jose Roberto (Presidente)
Minardi, Andrea Maria Accioly Fonseca
Oda, André Luiz
Oliveira, Edson Ferreira de
Rocha, Keyler Carvalho
Título em português
Decisões de estrutura de capital: evidências empíricas a partir de modelo estrutural de crédito
Palavras-chave em português
Análise de risco
Análise de valor
Finanças das empresas
Resumo em português
Este trabalho teve como principal objetivo a investigação empírica da validade da teoria de estrutura de capital e do modelo estrutural de crédito que defendem os fatores - benefício tributário e custo de falência - como determinantes da estrutura ótima de capital e da decisão pela liquidação da empresa. Para isso, examinou-se se o nível mínimo de ativos, denominado Ponto de Inadimplência, maximiza o valor de mercado patrimonial e, portanto maximiza a riqueza do acionista. Os resultados são favoráveis aos modelos tradeoff e de decisão de liquidação da empresa, pois o Ponto de Inadimplência Ótimo, aquele otimiza o valor de mercado patrimonial, é muito próximo ao Ponto de Inadimplência Empírico, que aproxima as probabilidades estimadas às taxas históricas de inadimplência. Complementarmente, o trabalho verificou: (i) se a relação entre Ponto de Inadimplência Empírico e volatilidade, alavancagem, rentabilidade e oportunidade de investimento é consistente com a teoria de estrutura de capital e (ii) se a função de primeira passagem no tempo é eficiente para estimar probabilidade de inadimplência. Foram obtidas fortes evidências da relação negativa entre Ponto de Inadimplência e volatilidade dos ativos e relação positiva entre Ponto de Inadimplência e alavancagem, consistente com a teoria de estrutura de capital. Finalmente, a função de primeira passagem no tempo parece ser razoavelmente eficiente para estimar probabilidade de inadimplência para os prazos de um até 20 anos.
Título em inglês
Capital structure decisions: empirical evidences from credit structural model
Palavras-chave em inglês
Corporate finance
Risk analysis
Value Analysis
Resumo em inglês
This research examines two theories: capital structure and credit structural model that are based on two factors: tax benefit and default costs, as determinants of optimal capital structure and default decision. The model examined if the estimated default-triggering value was the one that maximized net worth market value and the results are consistent with shareholder value maximization. Additionally, this thesis examined if relation between default-triggering point and asset volatility, financial leverage, earnings and investment opportunities are consistent with capital structure theory and the results shows statistically strong evidences in favor to that theory. Finally, this research implemented the first-passage density function to estimate default probability and it seams reasonable efficient when comparing the estimated probability from one to 20 years to the historical default frequency for the respect term.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Tese.pdf (783.48 Kbytes)
Data de Publicação
2008-04-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.