• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-07052024-142503
Document
Auteur
Nom complet
Mauricio Fiss
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Vasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim de (Président)
Kruglianskas, Isak
Zilber, Silvia Novaes
Titre en portugais
Estudo de caso: a estrutura organizacional para a inovação na 3M do Brasil
Mots-clés en portugais
Estrututa organizacional
Inovações tecnológicas - Administração
Resumé en portugais
O estudo teve como objetivo a análise de como a estrutura organizacional das empresas influenciam a inovação, estudando-se especificamente a empresa 3M do Brasil, e procurando identificar as formas avançadas de estruturas que incentivam a inovação na empresa. A análise foi realizada comparando-se o modelo teórico de estrutura organizacional, a partir dos seus componentes como as formas de departamentalização, as atribuições dos indivíduos (inclusive o sistema de comunicação utilizado) e o grau de formalização existente na empresa, com o modelo formal e informal encontrado na 3M do Brasil. Ao longo do estudo, identificou-se quatro formas avançadas de departamentalização, todas diretamente relacionadas a inovação, assim como a definição das atividades, os níveis de decisão e o sistema de comunicação utilizados na 3M do Brasil, que aliados a baixa formalização que permeia toda a empresa correspondem aqueles esperados em uma empresa inovativa. Identificou-se também algumas barreiras e facilitadores a inovação encontrados na 3M do Brasil, como as limitações que a filial brasileira tem para o desenvolvimento de inovações radicais e pesquisa pura, e o direcionamento de toda a estrutura da empresa para a área de negócios. A empresa está consciente destas barreiras, que fazem parte da estratégia da empresa de focar no cliente e nas suas necessidades e não no desenvolvimento de produtos, que fica a cargo dos laboratórios na matriz. A empresa não deixa, porém, de incentivar a inovação, aproximando as áreas técnicas do Brasil com a matriz, e mantendo um clima organizacional de liberdade e integração entre os diversos departamentos, fruto também da forma como a estrutura organizacional esta implementada, tanto formal como informalmente.
Titre en anglais
Case study: the organizational structure for innovation at 3M do Brasil
Mots-clés en anglais
Organizational structure
Technological innovations - Administration
Resumé en anglais
The objective of this study was the analysis of how the organizational structure of companies influence innovation, through the specific study of the 3Ms Brazilian branch and the identification of advance structures that incentive innovation within the company. The analysis compared the theoretical model of the organizational structure and its components such as the departmentalization forms, the attributes of individuals (including the communication systems used) and the formalization level of the organization. with the formal and informal model found in 3Ms Brazilian branch. Throughout the study, four advance departmentalization forms were identified, all directly connected to innovation, and also the activity definition, the decision levels and the communication system used, that allied with the low formalization level the surpasses the company correspond to those expected in an innovative company. Some innovation barriers and facilitators were also identified within 3M, such as the limitations imposed to the Brazilian branch for developing radical innovation and pure research, and the whole companys structure direction towards the business area. The company is aware of these barriers, which are part of the companys strategy on focusing the client and its needs, and not product development, which is carried in the head offices labs. The company, however, keeps the incentive to innovation, bridging the gaps between Brazilians and Head-offices technical areas, and maintaining an organizational climate of freedom and department integration, which are outputs of how the formal and informal organization structure is implemented.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
MsMauricioFiss.pdf (3.17 Mbytes)
Date de Publication
2024-05-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.