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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-09022006-155155
Documento
Autor
Nome completo
Andréa Yumi Sugishita Kanikadan
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Franca, Ana Cristina Limongi (Presidente)
Ferreira, Ligia Fonseca
Sauaia, Antonio Carlos Aidar
Título em português
A qualidade de vida no trabalho dos professores de inglês: aplicação dos modelos de análise biopsicossocial e de competência do bem-estar organizacional
Palavras-chave em português
Administração da qualidade
Administração de recursos humanos
Condição de trabalho
Professores
Qualidade de vida no trabalho
Resumo em português
Este estudo tem como objetivo geral identificar as percepções de qualidade de vida no trabalho de professores de inglês utilizando-se o modelo de competências para a Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho e a Abordagem Biopsicossocial.Foi realizado um estudo exploratório descritivo, com a idéia de tornar o fenômeno em questão familiar. O trabalho caracterizou-se como descritivo, buscando, desta maneira, identificar as variáveis que determinam os critérios de Qualidade de Vida no Trabalho na percepção dos professores. Foi utilizada a pesquisa survey, que pode ser descrita como a obtenção de dados sobre características, ações ou opiniões de determinado grupo de pessoas, por meio de um questionário. Os respondentes da pesquisa foram 91 professores de inglês, compondo uma amostra não-probabilística. Os resultados mostraram que esses professores percebem a qualidade de vida no trabalho de forma positiva, encontrando deficiência nas questões de saúde e carreira. Concluiu-se que, embora os professores de inglês demonstrem uma percepção positiva dos itens de qualidade de vida no trabalho, os resultados refletem a necessidade que as organizações têm em possuir estratégias bem definidas, pois a gestão de pessoas é prejudicada quando isso não ocorre, trazendo conseqüências no longo prazo por ações que são tomadas no curto prazo, ou seja, a gestão de carreira deve ser tratada de forma estratégica, pois a sua ausência tem afetado parte do processo de ensino, prejudicando a saúde do profissional.
Título em inglês
The Quality of Working Life in the English teacher’s activities: the application of the competency model for the Quality of Working Life and the Biopsychosocial Approach.
Palavras-chave em inglês
English teachers
Human Resources Management
Quality of Working Life Management
Teachers
Work Conditions
Resumo em inglês
The study investigated the perceptions of Quality of Working Life in the English teacher’s activities, based on the competency model for the Quality of Working Life and the Biopsychosocial Approach. It was conducted an exploratory and descriptive study, so that new ideas could be discovered through this investigation. The method chosen was the survey research, getting data about characteristics, actions and opinions within a group of people, using a questionnaire. Ninety-one English teachers attended this survey, representing a nonprobabilistic sample. The results showed that these teachers perceive positively the quality of working life, having problems in health and career matters. It was concluded that, although the English teachers demonstrate a positive perception in the quality of working life items, the results reflect the need organizations have in establishing strategies. When it doesn’t happen, it is harmful to People Management, bringing consequences in the long term. The lack of a career plan has affected part of the teaching process, causing physical diseases to the professional mentioned.
 
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Arquivo_teses_USP.pdf (986.30 Kbytes)
Data de Publicação
2006-04-04
 
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