• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Doctoral Thesis
Document
Author
Full name
Elenir Honorato Vieira
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2005
Supervisor
Committee
Franca, Ana Cristina Limongi (President)
Fischer, Rosa Maria
Lisondo, Hector Rafael
Nogueira, Arnaldo Jose Franca Mazzei
Oliveira, Marilene Olivier Ferreira de
Title in Portuguese
Práticas alternativas em gestão de pessoas: astrologia, feng shui, grafologia, numerologia, radiestesia, shiatsu; metafísica ou novas abordagens em administração?
Keywords in Portuguese
1Qualidade de vida no trabalho 2 Seleção de pessoal 3 Astrologia 4 Grafologia 5 Feng-Shui 6 Radie
Abstract in Portuguese
As mudanças pela quais vem passando a área de gestão de pessoas têm suscitado o desenvolvimento de novas práticas, algumas ainda não validadas pela ciência, como é o caso da grafologia e do shiatsu e, outras, consideradas “ocultas” e, na melhor das hipóteses, metafísica, por sua origem mística, e que, alguns anos atrás, seria impensável o seu emprego como ferramentas em gestão empresarial, dentre elas a astrologia, a numerologia, o feng shui e a radiestesia. Este estudo identificou, descreveu e consolidou os dados de empresas que aplicam uma ou mais dessas práticas, revelando suas expectativas, quando optam por utilizá-las e os resultados alcançados. O referencial teórico, que deu sustentação à pesquisa, pautou-se na dimensão psíquica, através da análise da psicodinâmica organizacional e da psicologia analítica de Jung, na dimensão sociológica, através da cultura organizacional, na dimensão holística, que incorporou a perspectiva espiritual, e na dimensão administrativa, via análise das mudanças na gestão de pessoas e qualidade de vida no trabalho. Abordou-se ainda, de forma resumida, informações acerca das principais práticas alternativas. A metodologia de pesquisa consistiu de levantamentos quantitativo e qualitativo em empresas localizadas no eixo São Paulo/Rio de Janeiro, com o aprofundamento do estudo através da análise de multicasos. Foram entrevistados especialistas que atuam como consultores externos e gestores de 11 empresas de distintos portes e segmentos de atuação, que utilizam uma ou mais dessas ferramentas. Concluiu-se, dentre outros aspectos, que práticas alternativas são adotadas por diversos tipos, segmentos e portes de empresas, na maior parte das vezes, por definição da alta direção, e apenas em alguns casos, por iniciativa da área de recursos humanos.
 
Files
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2005-12-22
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
Centro de Informática de São Carlos
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2020. All rights reserved.