• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2005.tde-09122005-124557
Documento
Autor
Nome completo
Elenir Honorato Vieira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Franca, Ana Cristina Limongi (Presidente)
Fischer, Rosa Maria
Lisondo, Hector Rafael
Nogueira, Arnaldo Jose Franca Mazzei
Oliveira, Marilene Olivier Ferreira de
Título em português
Práticas alternativas em gestão de pessoas: astrologia, feng shui, grafologia, numerologia, radiestesia, shiatsu; metafísica ou novas abordagens em administração?
Palavras-chave em português
1Qualidade de vida no trabalho 2 Seleção de pessoal 3 Astrologia 4 Grafologia 5 Feng-Shui 6 Radie
Resumo em português
As mudanças pela quais vem passando a área de gestão de pessoas têm suscitado o desenvolvimento de novas práticas, algumas ainda não validadas pela ciência, como é o caso da grafologia e do shiatsu e, outras, consideradas “ocultas" e, na melhor das hipóteses, metafísica, por sua origem mística, e que, alguns anos atrás, seria impensável o seu emprego como ferramentas em gestão empresarial, dentre elas a astrologia, a numerologia, o feng shui e a radiestesia. Este estudo identificou, descreveu e consolidou os dados de empresas que aplicam uma ou mais dessas práticas, revelando suas expectativas, quando optam por utilizá-las e os resultados alcançados. O referencial teórico, que deu sustentação à pesquisa, pautou-se na dimensão psíquica, através da análise da psicodinâmica organizacional e da psicologia analítica de Jung, na dimensão sociológica, através da cultura organizacional, na dimensão holística, que incorporou a perspectiva espiritual, e na dimensão administrativa, via análise das mudanças na gestão de pessoas e qualidade de vida no trabalho. Abordou-se ainda, de forma resumida, informações acerca das principais práticas alternativas. A metodologia de pesquisa consistiu de levantamentos quantitativo e qualitativo em empresas localizadas no eixo São Paulo/Rio de Janeiro, com o aprofundamento do estudo através da análise de multicasos. Foram entrevistados especialistas que atuam como consultores externos e gestores de 11 empresas de distintos portes e segmentos de atuação, que utilizam uma ou mais dessas ferramentas. Concluiu-se, dentre outros aspectos, que práticas alternativas são adotadas por diversos tipos, segmentos e portes de empresas, na maior parte das vezes, por definição da alta direção, e apenas em alguns casos, por iniciativa da área de recursos humanos.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2005-12-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.