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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2009.tde-10092009-111233
Document
Auteur
Nom complet
Marcelo Abib Finotti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e (Président)
Cosenza, Antonio Jesus de Britto
Crescitelli, Edson
Oliva, Fabio Lotti
Santos, Dilson Gabriel dos
Titre en portugais
Contribuições ao estudo dos estilos de vida: comportamento de compra e uso de crédito
Mots-clés en portugais
Administração de crédito
Comportamento do consumidor
Marketing
Modo de vida
Segmentação de mercado
Resumé en portugais
Esta tese trata de uma das formas de Segmentação de Mercado mais recentes no campo do consumidor individual: a Segmentação por Estilos de Vida (ou Segmentação Psicográfica). Seu objetivo principal foi o de verificar sua aplicação, enquanto capaz de separar grupos com comportamentos mercadológicos distintos. Para tanto, como primeiro passo, foi feito um levantamento bibliográfico do conceito buscando entendê-lo, desde sua origem, nos campos da psicologia e da sociologia, até a sua aplicação no estudo do Comportamento do Consumidor e da Segmentação de Mercado. Visando testar sua efetividade, o passo seguinte foi elaborar e executar uma pesquisa de campo com uma população homogênea sobre a qual dispúnhamos informações de comportamento real. A partir de um questionário elaborado especificamente para essa finalidade, um piloto foi realizado junto a uma população demograficamente homogênea: 2.200 chefes de família do Estado de São Paulo. Segmentos foram separados a partir das informações psicográficas levantadas e estes comparados com informações de comportamento real disponibilizadas por um Bureau de Crédito (Serasa Experian). Os resultados indicam o potencial de uso das informações psicográficas (Estilos de Vida) para a segmentação de mercado, complementando o uso das informações demográficas, uma vez que foram verificados comportamentos diferenciados entre os segmentos encontrados.
Titre en anglais
Contributions to the lifestyle studies: buyer and credit usage behavior
Mots-clés en anglais
Consumer behavior
Lifestyle
Marketing
Psychographics
Segmentation
Resumé en anglais
This doctoral thesis is about one of the most recent ways of market segmentation for final consumers: Lifestyle Segmentation (or Psychographic Segmentation). Its main objective was to verify its utility, while it is able to separate groups with different market behaviors. To reach that, as a first step, it was made a bibliographic survey, searching understand the concept, since its origins, at psychology and sociology fields, to its application at Consumer Behavior and Market Segmentation Studies. In order to test its utility, the next step was to elaborate and execute a research fieldwork in a population homogeneous demographically, about what, we could reach real behavior information. Using a questionnaire specifically elaborated to this end, a pilot was realized in a population homogeneous demographically: 2.200 male heads of families, that resides at São Paulo State. Segments were separated using psychographic information and compared with real behavioral information, served by a Credit Bureau (Serasa Expérian). The results indicates the potential use of the psychographic (lifestyle) information at the market segmenting, complementing the use of the demographic information, once it was verified different real behavior between the found segments.
 
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Date de Publication
2009-09-14
 
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