• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-10112003-181900
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Antunes Parreiras Bastos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Zwicker, Ronaldo (Presidente)
Albino, João Pedro
Martelanc, Roy
Título em português
A Dinâmica de Sistemas e a compreensão de estruturas de negócios.
Palavras-chave em português
Análise de decisão
Andragogia
aprendizagem organizacional
cenários
Dinâmica de Sistema
educação de adultos
estratégia.
Resumo em português
A presente pesquisa investiga as contribuições da Dinâmica de Sistemas para a compreensão de situações e estruturas de negócio com que lidam, no dia-a-dia, os gestores. A Dinâmica de Sistemas é uma metodologia de simulação das variáveis da gestão, criada nos anos de 1960, por Jay W. Forrester, engenheiro eletrônico e pesquisador do Massachusetts Institute of Technology, o MIT, em Boston, que se propõe a apoiar no ambiente das organizações o processo de tomada de decisão. O uso da Dinâmica de Sistemas caracteriza um processo de aprendizagem sobre uma situação sistêmica, com o objetivo de compreendê-la e daí ter a habilidade de agir sobre ela. Com vistas a ser facilmente adotada pelos gestores como ferramenta de apoio às decisões, conquistando um potencial maior de obter decisões eficazes, a Dinâmica de Sistemas precisa ser apropriada às necessidades e limitações do usuário. O ambiente organizacional é geralmente composto por indivíduos adultos, devendo, assim, a Dinâmica de Sistemas atender aos requisitos exigidos pelo adulto pertinentes ao processo de aprendizagem. Deve ser, a Dinâmica de Sistemas, um recurso adequado para a tomada de decisão e de rápido e fácil entendimento para todos os agentes envolvidos no funcionamento da empresa, de modo a orientar atitudes convergentes para o futuro desejado. A Andragogia (estudo sobre o processo de aprendizagem dos adultos) é usada como referencial com a qual a Dinâmica de Sistemas é confrontada e em relação ao qual é criticada, pois, sendo o usuário um indivíduo adulto, a Dinâmica de Sistemas deveria ser coerente com as condições apontadas pela Andragogia como necessárias para o sucesso do processo de aprendizagem dos adultos. O objetivo deste trabalho é saber se a Dinâmica de Sistemas é coerente com as condições andragógicas.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2003-12-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.