• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-11032004-123628
Document
Auteur
Nom complet
Ademar Orsi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Fischer, Rosa Maria (Président)
Drummond Junior, Aldemir
Fischer, Andre Luiz
Titre en portugais
Incorporação de bases externas de conhecimento - a gestão do conhecimento nas fusões e aquisições de empresas.
Mots-clés en portugais
aquisições
cultura organizacional
estratégia empresarial
fusões
gestão do conhecimento
indicadores
Resumé en portugais
A avaliação do conhecimento existente e a comparação com as necessidades futuras, constituem-se na gestão estratégica do conhecimento. A literatura aponta dois caminhos para a organização obter o conhecimento de que necessita: o do desenvolvimento interno e o da incorporação de bases externas. Tendo interesse em novos mercados, algumas corporações optam pela incorporação de bases externas de conhecimento, pela aquisição de outras empresas que já passaram pelo processo de aprendizado e dispõem de reconhecimento no mercado. A aparente rapidez da solução esconde, no entanto, problemas típicos de gestão da mudança em fusões e aquisições, ressaltados os aspectos culturais. O sucesso dessas operações é, normalmente, determinado pela perspectiva do mercado, sob a ótica da expectativa de retorno sobre o capital investido. Esta dissertação, ao contrário, identificou os resultados desses processos a partir da percepção dos gestores. Entende-se por resultado, qualquer efeito tangível ou não no ambiente organizacional e no posicionamento da empresa frente ao mercado. Foram conduzidos dois estudos de caso, envolvendo grandes empresas, uma nacional e uma multinacional, que utilizaram dessa estratégia para a sua inserção no mercado da tecnologia da informação. Algumas das principais contribuições deste estudo incluem: a identificação de um método balanceado em três dimensões para a análise dos resultados desses processos, a identificação de um conjunto de práticas para a incorporação de bases externas de conhecimento e a identificação e discussão dos fatores críticos desses processos.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2004-03-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.