• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.12.2017.tde-13042017-095638
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo Magalhães de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Zylbersztajn, Decio (Presidente)
Caleman, Silvia Morales de Queiroz
Monteiro, Guilherme Fowler de Avila
Saes, Maria Sylvia Macchione
Título em português
Desverticalização da colheita mecanizada na cafeicultura
Palavras-chave em português
Brasil
café
colheita
mecanização agrícola
terceirização
transação
Resumo em português
O Sistema Agroindustrial do Café passou por mudanças significativas em sua organização e nas estratégias adotadas pelos agentes produtivos. As transformações desencadearam a possibilidade de subcontratação de firmas especializadas em prestação de serviços de mecanização agrícola da colheita e, consequentemente, o desempenho econômico e as formas de coordenação do cafeicultor se modificaram. O objetivo da presente dissertação é identificar os determinantes da escolha de subcontratar os serviços na transação de colheita mecanizada do Sistema Agroindustrial do Café no Brasil. A investigação é construída com base em uma abordagem quantitativa com uma survey analisada por uma regressão probit, além de ser complementada com uma abordagem qualitativa. Os resultados encontrados apontaram que o sistema produtivo possui setores com diferentes graus de concentração, padrões tecnológicos, formações de preços e mecanismos de coordenação distintos ao longo da cadeia, assim como levantaram a existência de conflitos na transação de colheita mecanizada a partir do ambiente institucional e organizacional. Na sequência, o modelo econométrico validou a hipótese da especificidade de ativo e incerteza do argumento de alinhamento eficiente da teoria da Economia de Custos de Transação, além de validar o aspecto de path dependence e apontar os determinantes da subcontratação como sendo o nível de escolaridade elevado do cafeicultor e a adoção de contratos como forma de coordenação de outras transações.
Título em inglês
Outsourcing contracts in mechanized harvesting of coffee crop
Palavras-chave em inglês
agricultural mechanization
Brazil
coffee
harvest
outsourcing
transaction
Resumo em inglês
The Agribusiness system of coffee has been changing its organization and strategies along the chain. The changes have risen opportunities to outsourcing harvest mechanization services with specialized firms and, consequently, economic performance and coordination mechanism in coffee grower's transactions have modified. The investigation aims to analyze the determinants of the choice of outsourcing the services of harvest mechanization transaction of the Agribusiness system of coffee in Brazil. The study is based on a quantitative approach with a survey being performed with a probit regression, and also, a qualitative approach to explore the whole scenario of the phenomenon. The results indicate that the coffee chain has different levels of market concentration, technological patterns, price formation, and different coordination mechanisms along the chain, as well as have showed the existence of conflicts between the institutional and organizational environment of the harvest mechanization transaction. The findings of the econometric model have validated the path dependence aspect and the hypothesis of the asset specificity and uncertainty of the efficient alignment argument of the Transaction Cost Economics. The model has pointed out the level of schooling and the adoption of contracts as a way of coordinating other transactions as determinants of outsourcing of harvest mechanization transaction.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
CorrigidoGustavo.pdf (2.47 Mbytes)
Data de Publicação
2017-04-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.