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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2024.tde-15072024-123415
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Torres Uchôa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Boaventura, João Mauricio Gama (Presidente)
Barakat, Simone Ruchdi
Borini, Felipe Mendes
Sarturi, Greici
Título em português
Efeito das capacidades operacionais na distribuição de valor para os stakeholders
Palavras-chave em português
Análise de Conteúdo
Capacidades operacionais
Distribuição de valor
Prospecto de IPO
Relatório Anual
Stakeholders
Resumo em português
A busca pela criação e consequente distribuição de valor para todos os stakeholders vem ganhando destaque tanto teoricamente quanto na prática e um dos possíveis meios para incentivar a distribuição de valor ocorrem por meio das estratégias que podem ser alcançadas por meio das capacidades operacionais. O objetivo desta tese foi analisar quais capacidades operacionais influenciam na distribuição valor para diferentes stakeholders. Este estudo justifica-se pela necessidade de integrar duas perspectivas teóricas, teoria dos stakeholders e visão baseada em recursos e entender o efeito das diferentes capacidades operacionais no processo de distribuição de valor, sendo composta por seis capacidades: marketing, operações, gestão de pessoas, inovação, tecnologia da informação e gestão financeira. Para alcançar o objetivo proposto foram analisadas empresas que compõem as Bolsas de Valores dos Estados Unidos e reguladas pela SEC, onde a amostra foi composta por 870 empresas que integram o Índice Russell 1000 e 2000 entre os anos 2001 e 2020. O método segue duas etapas: a primeira qualitativa para formar a base de dados, onde os dados foram coletados por meio de análise de conteúdo e contagem de palavras a partir de dois relatórios obrigatórios para empresas que estão inseridas na bolsa de valores: prospecto de IPO, para coleta da variável de capacidade operacional e o relatório anual (10k) para a variável de distribuição de valor. A segunda etapa de análise de dados foi quantidade por meio de análise de regressão de mínimos quadrados ordinários. Os resultados sugerem que capacidades de marketing, operações e tecnologia da informação influenciam positivamente na distribuição de valor; capacidade de inovação tem uma influência negativa sobre a distribuição de valor e as capacidades de gestão de pessoas e financeiras não influenciam na distribuição de valor. Além disso a influência das capacidades sobre a distribuição de valor do acionista e fornecedores são negativas e o stakeholder clientes é o que sofre influência de mais capacidades. Esta investigação contribui teoricamente para a literatura ao integrar duas teorias e compreender melhor a relação entre capacidades e distribuição de valor. Além disso, também gera contribuições gerenciais ao esclarecer que as empresas devem criar estratégias de investimento em capacidades que consideram fundamentais para seu funcionamento para que consigam atender os stakeholders essenciais.
Título em inglês
Effect of operational capabilities on the distribution of value to stakeholders
Palavras-chave em inglês
Annual report
Content Analysis
IPO prospectus
Operational capabilities
Stakeholders
Value distribution
Resumo em inglês
The pursuit of creating and consequently distributing value to all stakeholders has been gaining prominence both theoretically and in practice, and one of the possible means to encourage value distribution occurs through strategies that can be achieved through operational capabilities. The aim of this thesis was to analyze which operational capabilities influence value distribution for different stakeholders. This study is justified by the need to integrate two theoretical perspectives, stakeholder theory and resource-based view, and understand the effect of different operational capabilities on the value distribution process, comprising six capabilities: marketing, operations, human resource management, innovation, information technology, and financial management. To achieve the proposed objective, companies listed on the United States Stock Exchanges and regulated by the SEC were analyzed, where the sample consisted of 870 companies comprising the Russell 1000 and 2000 Indexes between the years 2001 and 2020. The method follows two stages: the first qualitative to form the database, where data were collected through content analysis and word counting from two mandatory reports for companies listed on the stock exchange: the operational capability variable was collected in the IPO prospectus and the value distribution variable was collected from the annual report (10k). The second stage of data analysis was quantitative through ordinary least squares regression analysis. The results suggest that marketing, operations, and information technology capabilities positively influence value distribution; innovation capability has a negative influence on value distribution, and human resource and financial management capabilities do not influence value distribution. Furthermore, the influence of capabilities on shareholder and supplier value distribution is negative, and the customer stakeholder is the one most influenced by capabilities. This research contributes theoretically to the literature by integrating two theories and better understanding the relationship between capabilities and value distribution. It also generates managerial contributions by clarifying that companies should create investment strategies in capabilities they consider essential for their operation to be able to meet essential stakeholders.
 
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Data de Publicação
2024-07-17
 
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