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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.12.2017.tde-15082017-100425
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Fonseca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Yu, Abraham Sin Oih (Presidente)
Camargo Júnior, Alceu Salles
Bataglia, Walter
Oliveira Júnior, Moacir de Miranda
Russo, Rosaria de Fatima Segger Macri
Título em português
Alocação de atenção estratégica: um estudo de múltiplos casos
Palavras-chave em português
Atenção
Comportamento organizacional
Estratégia organizacional
Tomada de decisão
Resumo em português
O contexto decisório está sofrendo profundas mudanças. No passado,quando a informação era escassa e as incertezas eram desconhecidas, deu lugar ao excesso de informação e a complexidade de entendimento que é inerente a ambientes dinâmicos com cenários variados e infinitas alternativas. O tempo, entretanto, permanece correndo ao seu ritmo, cobrando a adaptação organizacional às mudanças estratégicas exigidas. Nesse contexto, a atenção organizacional é exigida, seja para atuar de forma vigilante aos diversos sinais do ambiente, seja para selecionar aquilo que realmente interessa, seja para concentrar os esforços na execução de atividades buscando os objetivos organizacionais. Esse estudo contribui para a recente teoria da alocação de atenção organizacional, criada a partir de sólidos preceitos teóricos da Escola do Comportamento Organizacional de Simon, March e Cyert, mas que ainda não havia sido estudada a partir do objeto de análise original: o processo decisório. O objetivo principal do estudo foi trazer comprovações empíricas do modelo de alocação de atenção organizacional desenhado por Ocasio (1997), e avaliar a influência dos seus elementos estruturais na decisão estratégica organizacional. Para tal, a partir de critérios de viabilidade e conveniência, foram estudados dentro do Departamento de Administração e do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 7 casos representativos de processos decisórios, onde foi investigada a existência, a importância e a utilização deliberada de elementos estruturais do processo de alocação de atenção organizacional. O método qualitativo, baseado em análise documental e entrevistas permitiu trazer evidências empíricas ao construto teórico esua aplicabilidade instrumental como forma de incentivo e de manipulação deliberada da atenção organizacional. Também foram encontrados de forma não intencional, diferenças significativas entre os modelos mentais e visão sistêmica entre administradores e economistas, o que pressupôs que a dedicação de pessoas a áreas de estudo distintas, criam diferenças significativas, que acabam refletindo na condução do processo decisório, na formação da estrutura organizacional e da condução estratégica de cada organização. Limitações do estudo, contribuições teóricas e práticas e sugestões para pesquisas futuras foram apresentadas.
Título em inglês
Strategic attention allocation: a multiple case study
Palavras-chave em inglês
Attention
Decision making
Organizational behavior
Organizational strategy
Resumo em inglês
The decision-making context is undergoing profound changes. The past where information was scarce and uncertainties were unknown, gave way to information overload and the complexity of understanding, seen in dynamic environments, with varied scenarios and infinite alternatives. Time, however, keeps running at its pace, requiring the organizational adaptation to strategic changes. In this context, organizational attention is required, either to act in a vigilant way to capture signs in the environment, to select what really matters, or to concentrate efforts toward organizational objectives. This study contribute to the recent theory of organizational attention allocation, created from solid theoretical precepts of Simon, March and Cyert´s Behavioral Theory, but not yet studied from original analysis: the decision making process.The main objective of the study was to provide empirical evidence of the organizational attention allocation model designed by Ocasio (1997), and to evaluate the influence of its structural elements on organizational strategic decision-making. To do this, seven cases of decision-making processes were investigated in the Business School and Economics School of Faculty of Economics, Administration and Accounting of the University of São Paulo, based on feasibility and convenience criteria. The existence, importance and deliberate use of elements and structures of the organizational attention allocation process, where investigated. The qualitative method used, based on documental analysis and interviews, allowed to highlight empirical evidences of the theoretical construct and its instrumental applicability as incentive and deliberate manipulation of organizational attention. Significant differences of mental models and the systemic view between managers and economists were unintended discovered. It was presupposed that the people´s different study areas, creates significant differences in the decision-making process, in organizational structure and in organizational strategic management. Limitations of the study, theoretical and practical contributions and suggestions for future research were presented.
 
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CorrigidoFernando.pdf (1.68 Mbytes)
Data de Publicação
2017-08-21
 
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