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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2004.tde-16032022-133444
Documento
Autor
Nome completo
Nuno Manoel Martins Dias Fouto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Angelo, Claudio Felisoni de (Presidente)
Cherobim, Ana Paula Mussi Szabô
Silva, Andrea Lago da
Título em português
Determinação de uma função de preços hedônicos para computadores pessoais no Brasil
Palavras-chave em português
Administração
Microcomputadores
Preços (Determinação)
Preços hedônicos
Resumo em português
Esta dissertação destina-se a realizar um estudo sobre o mercado de computadores pessoais, mais especificamente os computadores de mesa e os computadores portáteis, ofertados no mercado brasileiro durante o ano de 2003. Este trabalho baseia-se, principalmente, na aplicação empírica dos estudos de precificação hedônica amplamente utilizados no desenvolvimento de índices de preços, à qualidade constante, para computadores e para diversos tipos de produtos como automóveis, vinhos, obras de arte e eletrodomésticos. Um problema para a análise de mercados de produtos com elevado grau de diferenciação vertical, como é o caso dos computadores pessoais, manifesta-se na dificuldade de associar-se à valorização dos diversos modelos oferecidos nesses mercados, os diferentes níveis de performance ou qualidade presentes em cada produto que, por sua vez, levam o consumidor a buscar um modelo em detrimento de outro. Dados secundários de preços de computadores pessoais ofertados, em sua maioria, em publicações especializadas em informática, juntamente com valores obtidos mensalmente em listas de preços de alguns desses periódicos, foram coletados de janeiro a dezembro de 2003. Um total de 1953 observações de preços de modelos de computadores com suas características técnicas são utilizados em regressões denominadas cross-section na tentativa de se determinar uma função de preços hedônicos que relacione os preços dos computadores pessoais, incluindo os chamados notebooks, ofertados no mercado brasileiro em 2003, a um número relativamente pequeno de atributos mais valorizados pelo mercado consumidor desses produtos. Verifica-se a adequação da inclusão dos computadores portáteis no conjunto dos computadores pessoais. A possibilidade de representar os computadores pessoais por meio de cestas dos seus atributos mais importantes pode auxiliar o gestor de empresa na determinação de composições desses atributos em estudos de posicionamento dos seus modelos
Título em inglês
Determination of a hedonic pricing function for personal computers in Brazil
Palavras-chave em inglês
Administration
Hedonic Pricing
Microcomputers
Pricing (Determination)
Resumo em inglês
The aim of this study is to find hedonic functions for personal computers in Brazil in the year 2003. It is basically focused on empiric applications of hedonic prices theory frequently used in determining constant quality price indexes for computers and other products like cars, wines, e electric appliances. The problem with products that present some degree of vertical differentiation, as is the case of personal computers, emerges when one tries to associate different models in the market with its characteristics levels, to the consumer choice behavior. Secondary data on computer prices and characteristics have been obtained from research on product offers published in specialized magazines, newspapers, and in internet, from January to December 2003. Price Lists have also been gathered from some of these sources. Initially, about 1953 observations were used in cross-sections regressions. The question of including the notebooks and desktops in the same function emerges. The possibility of representing differentiated products by baskets with different leveis of attributes may add value to managers work when studying product positioning.
 
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Data de Publicação
2022-03-16
 
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