• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-17042023-112422
Documento
Autor
Nombre completo
Marcelo D'Emidio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Zwicker, Ronaldo (Presidente)
Angelo, Claudio Felisoni de
Siqueira, João Paulo Lara de
Título en portugués
Um estudo das práticas de tecnologia da informação em empresas varejistas
Palabras clave en portugués
Informação - Gerencimento
Sistemas de informação
Tecnologia da informação
Varejo
Resumen en portugués
A informação é um dos elementos principais para as empresas alcancarem vantagem competitiva, e se esta afirmação é uma realidade para empresas em geral, é em especial para empresas varejistas. Devido ao alto grau de competitividade no mercado atual, as organizações se vêem obrigadas a buscarem constantemente novas vantagens competitivas, novos mercados, a segmentar seus consumidores para procurar compreendê-los e atendê-los de forma diferenciada, a criar um relacionamento mais próximo com as outras partes da cadeia de suprimentos. As organizações se veem obrigadas a monitorar, coletar, organizar, processor e manter a informação de forma a criar diferenciais competitivos de mercado. Nota-se no varejo, que grande parte das empresas estão preocupadas em capturar dados sobre suas vendas, porém poucos varejistas estão efetivamente empenhados em transformar tais dados em informação que leve a um diferencial competitivo. Segundo Marchand et al (2000) pode-se medir o grau de orientação de uma organização a informação através das práticas de tecnologia da informação, práticas de gerenciamento da informação e comportamentos e valores de informação. O foco deste trabalho será estudar as práticas de tecnologia da informação e do gerenciamento da informação em empresas brasileiras de varejo.
Título en inglés
A study of information technology practices in retail companies
Palabras clave en inglés
Information - Management
Information systems
Information technology
Retail
Resumen en inglés
Information is one of the main elements for companies to achieve competitive advantage, and if this is true for companies in general, it is particularly true to retail companies. Due to the high level of competition in the market, companies are being forced to search for new competitive advantages and markets, and to segment their customers to understand and serve them better in order to create a closer connection to the other parts of the supply chain. Companies are now faced with the challenge of monitoring, collecting, organizing, processing and storing information in order to create competitive advantages in the market. Most retail companies have put out efforts to collect data about their sales, but few are effectively committed to transforming such data into information that could result in competitive advantage. According to Marchand et al (2000) one could measure how much a company is oriented towards information through the use of information technology, information management practices and behavior and also the value of information. The focus of this work is studying information technology practices observed in Brazilian retail companies.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
MsMarceloDEmidio.pdf (3.10 Mbytes)
Fecha de Publicación
2023-04-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.