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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2024.tde-17052024-143014
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Bergsten Mendes Felix
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Casado, Tania (Presidente)
Silva, Andre Luis
Fagerlande, Aloysio Moraes Rego
Robatto, Lucas
Título em português
Orquestrando a carreira: percepção de sucesso entre músicos e musicistas de orquestra
Palavras-chave em português
Carreira
Carreira de músicos
Sucesso na carreira
Sucesso subjetivo na carreira
Resumo em português
As abordagens de carreiras contemporâneas preconizam o protagonismo do indivíduo e o sucesso subjetivo; contudo, é preciso considerar o contexto em que as carreiras são vivenciadas. Entender como o sucesso é percebido em diferentes ocupações aparece como lacuna da literatura. O contexto orquestral, escolhido para esta pesquisa, apresenta desafios como diminuição de subsídios públicos e barreiras enfrentadas pelos músicos para expressar sua individualidade artística. Diante deste cenário, o primeiro objetivo foi investigar e analisar o sucesso subjetivo dos músicos de orquestra, utilizando um método misto. A amostra da fase quantitativa foi não probabilística e por conveniência, com 164 músicos de orquestra de 13 estados brasileiros, utilizando a escala The Dual Aspect Importance & Achievement Career Success Scale (DAIA-CSS). Após a análise fatorial confirmatória, foram examinadas as sete dimensões de sucesso subjetivo, que apresentaram a seguinte ordem de importância: segurança financeira, equilíbrio trabalho-vida, aprendizagem e desenvolvimento, impacto positivo, relações de trabalho positivas, sucesso financeiro e empreendedorismo. A pesquisa identificou uma ênfase na importância da aprendizagem contínua ao longo da carreira, enquanto a dimensão do sucesso financeiro, apesar de sua posição relativamente baixa em importância, gerou insatisfação por não oferecer recompensas proporcionais ao esforço. A análise de perfis latentes categorizou os respondentes em cinco perfis distintos de distribuição de sucesso subjetivo idealizado e realizado. Na fase qualitativa, as entrevistas com dez representantes dos diferentes perfis destacaram seu amor pela música, paixão pela orquestra, prazer de tocar, emoção de tocar para o público, mas também percepções de encolhimento do mercado musical, de carga de trabalho excessiva, de falta de condições adequadas, de relações rigidamente hierárquicas dentro da orquestra e de atritos com maestros, que geram insatisfação. O segundo objetivo foi avaliar se os músicos percebem a performance musical na orquestra como uma prática criativa. Os relatos demonstraram um consenso sobre a natureza criativa da performance musical, mas também clareza quanto às restrições à criatividade, impostas pela estrutura hierárquica orquestral. O terceiro objetivo foi analisar como os músicos desenvolvem atividades musicais adicionais em busca de realização. Música de câmara, atuação como solistas e docência foram mencionadas como atividades importantes, não predominantemente motivadas por ganhos financeiros. A música de câmara e a atuação como solistas foram vistas como oportunidades para desenvolvimento e aperfeiçoamento, enquanto a docência foi associada à contribuição e impacto. Constatou-se que a orquestra impõe barreiras ao desenvolvimento criativo, causando sentimentos de limitação, enquanto as atividades musicais paralelas foram descritas como fontes de realização, ajudando os músicos a retornar à orquestra com menos frustração. A falta de menções sobre propostas de mudança dentro da orquestra sugere uma percepção de um ambiente rígido e hermético, com espaços limitados para participação e influência. Os músicos, portanto, relatam características de uma carreira tradicional dentro da orquestra, mas adotam uma postura proteana fora dela, buscando ativamente oportunidades para exercer a criatividade em diferentes contextos musicais e assim, orquestrando sua carreira.
Título em inglês
Orchestrating the career: perception of success among orchestra musicians
Palavras-chave em inglês
Career
Career success
Musician's career
Subjective career success
Resumo em inglês
Contemporary career theories advocate and emphasize subjective success, and the professional as the owner and protagonist. However, it is also necessary to consider the environment in which careers are developed. There is a gap in the literature on understanding how success is perceived in different occupations. The context of an orchestra, chosen for this research, presents challenges such as a reduction in government funding, low subsidies, and other barriers faced by musicians when expressing their artistic potential. Considering these issues, this thesis's first objective was to investigate and analyze the subjective success of orchestra musicians, using a mixed research method: quantitative and qualitative. The quantitative phase adopted a non-probabilistic and convenience sample, counting on 164 orchestra musicians from 13 Brazilian states, and applied the Dual Aspect Importance & Achievement Career Success Scale (DAIA-CSS). After confirmatory factor analysis, the seven dimensions of subjective success were examined, which presented the following order of importance: financial security, work-life balance, learning and development, positive impact, positive work relationships, financial success, and entrepreneurship. The results brought an emphasis on the importance of continuous learning throughout one's career and presented financial success as a dissatisfaction factor because rewards are not proportional to effort, despite its relatively low position in importance. Latent profile analysis categorized respondents into five distinct profiles according to idealized and realized subjective success. In the qualitative phase, interviews with ten representatives from the different profiles took place and highlighted their love for music, passion for the orchestra, the pleasure of playing, and emotion of playing for the public; on the other hand, perceptions of the shrinking music market, excessive workload, lack of adequate work conditions, rigid and hierarchical relationships within the orchestra and friction with conductors, also came up as results. The second objective was to assess whether musicians perceive musical performance in the orchestra as a creative practice. The reports demonstrated a consensus on the creativity of musical performance but also explicated the restrictions on creativity imposed by the hierarchical orchestra structure. The third objective was to analyze how musicians add other musical professional activities in search of fulfillment. Chamber music, acting as soloists and teaching were mentioned as important opportunities, not predominantly motivated by financial gains. Chamber music and performing as soloists were seen as links for development and improvement, while teaching was associated with contribution and impact. The orchestra was also seen to impose barriers to creative development, by causing feelings of limitation, while added musical activities were described as sources of fulfillment and helping musicians to come back to the orchestra with less frustration. The lack of mention of proposals for change within the orchestra suggests a perception of a rigid and hermetic environment, with limited spaces for participation and influence. The musicians, therefore, report characteristics of a traditional career within the orchestra but adopt a protean career outside it, actively seeking opportunities to exercise their creativity in different musical contexts and thus orchestrating their career.
 
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Data de Publicação
2024-06-06
 
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