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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.12.2017.tde-17072017-095706
Documento
Autor
Nome completo
Danielle Daffre Carvalho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Gouvea, Maria Aparecida (Presidente)
Farina, Milton Carlos
Ferraz, Ivan Roberto
Grandolpho, Bernadete de Lourdes Marinho
Mazzon, Jose Afonso
Título em português
Cocriação de valor: conceitos e implicações vistos sob a ótica da educação a distância no Brasil
Palavras-chave em português
Cocriação de valor
Educação a distância
Ensino superior
Evasão escolar
Lealdade
Resumo em português
Modalidade de ensino em crescimento no Brasil desde o início dos anos 2000 e com expectativa de contínua expansão, especialmente em função da cada vez maior facilidade de comunicação, seja via Internet, seja via celular ou tablet, a educação a distância (EaD) permite que indivíduos de áreas remotas ou aqueles com pouca disponibilidade de rotina regular para frequentar um curso tradicional, possam obter um diploma superior. Do ponto de vista das instituições de ensino, porém, as altas taxas de evasão são um obstáculo à manutenção e ampliação da oferta desta tipologia de curso. Para que haja a queda destas taxas, é necessário aumentar a lealdade dos estudantes e, para tanto, o valor percebido no curso, que, no caso da educação, faz sentido supor que seja criado entre alunos e universidade; isto porque, além de haver a necessidade de ambos os agentes para a prestação de serviço, o aluno possui papel fundamental para o sucesso do que se oferece (qualificação acadêmica). A literatura acadêmica do setor de serviços indica que, apesar de existir relação entre [cocriação de] valor e lealdade, esta, em geral, se apresenta mediada por qualidade e/ou satisfação. É neste contexto que este trabalho está inserido, apresentando como objetivo identificar os aspectos de cocriação de valor determinantes para a qualidade percebida e lealdade, com foco em educação a distância, por meio de uma pesquisa quantitativa com estudantes desta modalidade de ensino. Esta pesquisa foi antecedida pela exploração do tema com especialistas do setor que contribuíram com seus conhecimentos e experiências. Para a pesquisa quantitativa foi enviado questionário online de autopreenchimento para endereço eletrônico de estudantes de graduação EaD fornecidos por parceria com faculdades privadas e empresa de pesquisa voltada à educação. Ao final, foram obtidas 400 respostas válidas, usadas para entender o comportamento do aluno perante cocriação de valor e suas relações com demais dimensões de interesse (qualidade percebida, satisfação e lealdade). Duas vertentes mostraram-se relevantes na composição da cocriação de valor: coprodução, que engloba o compartilhamento de conhecimento, a interação faculdade-aluno e transparência na transmissão de valores e interesses da faculdade; e valor em uso, refletindo a experiência, o relacionamento e a capacidade de personalização do serviço educacional. Como era suposto, a cocriação mostrou-se influente na explicação dos construtos e tem a imagem da faculdade como uma dimensão importante em sua explicação. Quando observadas as relações entre variáveis latentes segundo o perfil do aluno, encontra-se que aqueles pertencentes à Geração Y são os que mais condicionam sua satisfação e lealdade à participação na criação do valor.
Título em inglês
Value co-creation: concepts and implications seen from the perspective of distance education in Brazil
Palavras-chave em inglês
Distance education
Higher education
Loyalty
University dropout
Value co-creation
Resumo em inglês
Growing type of education in Brazil since the early 2000s and with expectations of continued expansion, especially given the increasing ease of communication, whether via the Internet, whether via mobile phone or tablet, distance education (DE) allows individuals from remote areas or those with limited availability of regular routine to attend a traditional course, get a higher degree. From the perspective of educational institutions, however, the high dropout rates are an obstacle to the maintenance and expansion of supply of this type of course. In order to make these rates fall, it is necessary to increase the loyalty of students and, therefore, the perceived value, which in the case of education, it makes sense to assume created between students and university; this is because in addition to be a need for both agents to provide service, the student has fundamental role in the success of what is offered (academic qualification). The academic literature in the service sector indicates that although there is a relationship between [co-creation of] value and loyalty, this relation is usually presents mediated by quality and/or satisfaction. In this context, this work is inserted, aiming to identify the aspects of value co-creation that are determinants for perceived quality and loyalty, focusing on distance education, through a quantitative survey of students of this type of education. This research was preceded by an exploration of the theme with specialists of the sector who contributed with their knowledge and experiences. For the survey, an online self-completion questionnaire was sent to the e-mail of undergraduate students provided by a partnership with private colleges and a research company focused on education. In the end, 400 valid answers were obtained, used to understand the student's behavior in relation to value creation and their relationships with other dimensions of interest (perceived quality, satisfaction and loyalty). Two aspects have been relevant in the composition of value co-creation: co-production, which includes knowledge sharing, college-student interaction and transparency in the transmission of values and interests of the college; and value-in-use, reflecting the experience, the relationship and the capacity of personalization on the educational service. As was supposed, co-creation has proved to be influential in the explanation of constructs, and the image of college is an important dimension in its explanation. When the relationships between latent variables were observed according to the profile of the student, it was found that those belonging to Y Generation are the ones that present their satisfaction and loyalty conditioned to participation in the creation of value.
 
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CorrigidaDanielle.pdf (2.04 Mbytes)
Data de Publicação
2017-08-02
 
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