• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2000.tde-18082023-150839
Documento
Autor
Nombre completo
Ruthberg dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2000
Director
Tribunal
Reinhard, Nicolau (Presidente)
Gonçalves, Carlos Alberto
Marcondes, Reynaldo Cavalheiro
Takaoka, Hiroo
Vidal, Antonio Geraldo da Rocha
Título en portugués
Uma análise da implantação do programa de introdução de novas tecnologias de informação e comunicação na escola pública PROINFO/MEC
Palabras clave en portugués
Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
Resumen en portugués
Este trabalho de pesquisa, organizado sob a forma de tese de doutorado, estuda o projeto de implantação da informática educativa nas escolas públicas, patrocinado pelo governo federal. Além de uma pesquisa, este trabalho também é composto por uma revisão bibliográfica sobre os principais assuntos abordados, tais como: tecnologia da informação, organizações, difusão de inovações, política de informações, administração de projetos e desenvolvimento organizacional. Para a execução da pesquisa exploratória, foi realizado um survey com uma amostra de 170 participantes do programa na função de multiplicadores. Além disso foram realizadas entrevistas com pessoas responsáveis pela implantação do projeto. Os resultados obtidos com a análise dos dados buscam traçar um quadro sobre a implantação de projetos com o modelo adotado pelo Prolnfo, além de buscar estabelecer ou não a relação entre alguns fatores, importantes para este tipo de projeto.
Título en inglés
An analysis of the implementation of the program for the introduction of new information and communication technologies in the PROINFO/MEC public school
Palabras clave en inglés
Educational technology
Information technology
Resumen en inglés
This research, organized under the form of a doctoral thesis in Business Administration, studies the project on introduction of information systems technology in Brazilian public schools, sponsored by the federal government. Besides a research, this essay is also composed by a bibliographical revision on the main approached subjects, such as information technology, organizations, innovations diffusions, information politics, project management and organizational development. For the execution of the research, a survey was accomplished with a sample formed by 170 participants of the project in the function of multiplicador. There were also made interviews with the persons that conduct the project implementation. The results obtained with the analysis of the data, outline a chart on the implementation of projects that adopts the model used by Prolnfo, besides establishing the existence or not of relationships among same factors, considered important for this kind of project.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-08-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.