• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.12.2009.tde-18122009-094527
Documento
Autor
Nome completo
Murilo Alvarenga Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Sauaia, Antonio Carlos Aidar (Presidente)
Cornachione Junior, Edgard Bruno
Eboli, Marisa Pereira
Machado, Nilson Jose
Santos, Ruthberg dos
Título em português
Implantando o laboratório de gestão: um programa integrado de educação gerencial e pesquisa em administração
Palavras-chave em português
Administração
Jogos de empresas
Simulação (Aprendizagem)
Resumo em português
Os dilemas na formação em Administração, sinalizados pela literatura nacional e internacional, exigem da academia a busca por iniciativas capazes de proporcionar aos estudantes um ambiente de aprendizagem que integre teoria e prática. Este estudo analisou a replicação da metodologia do Laboratório de Gestão (Sauaia, 2008) no curso de Administração do Pólo de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. O eixo teórico-conceitual apoiou-se no ensino em Administração, nos jogos de empresas como método de aprendizagem e pesquisa e na educação em laboratórios, com destaque para o Laboratório de Gestão. A pesquisa ,exploratória e descritiva, combinou abordagem qualitativa e quantitativa, adotando os métodos de estudo de caso e pesquisa-ação. Ao longo de seis semestres, desde o projeto até a implantação do programa, foram coletados e analisados dados primários e secundários. Os resultados indicaram como benefício da metodologia do Laboratório de Gestão o uso mais eficiente dos recursos institucionais, observados nos três grupos envolvidos: acolhimento dos dirigentes; engajamento do corpo docente; respostas positivas dos discentes. Como contribuição, o estudo propiciou a implantação de um processo inovador que permite a geração de melhorias continuadas que integram de educação e pesquisa.
Título em inglês
Deploying the management lab: an integrated program in education and research in management
Palavras-chave em inglês
Business game
Management
Simulation (Learning)
Resumo em inglês
Dilemmas in Management Education indicated by literature demand that academy seeks initiatives in order to offer students meaningful learning that integrate theory and practice. This study aims to analyze the replication of the Management Lab methodology (SAUAIA, 2008) in the Business Administration undergraduate course at Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda campus in the state of, Rio de Janeiro, Brazil. The theoretical frame of the study is based on: Management Education, Business Games as an educational and research method, and lab education, highlighting the proposal of the Management Lab. The exploratory and descriptive research used quantitative and qualitative methods, case study, and research action. The study was carried out during six semesters, comprising the project, the implementation of the program and the primary and secondary data collection and analysis. The results indicated as benefits from the methodology of Management Lab a higher efficiency use of institutional resources observed on the three stakeholders: management acceptance, faculty commitment, and the positive responses of students. As a contribution, the study provided the implementation of an innovative process that allowed the creation of continuous improvement integrating learning and research.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Tese_Murilo.pdf (2.36 Mbytes)
Data de Publicação
2009-12-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.