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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2019.tde-19032020-115222
Documento
Autor
Nome completo
Lucas dos Santos Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Gouvea, Maria Aparecida (Presidente)
Leite, Nildes Raimunda Pitombo
Mazzon, Jose Afonso
Ramos, Anatalia Saraiva Martins
Título em português
Múltiplas evidências sobre a influência de utilização de tecnologia no comprometimento com componentes curriculares de estatí­stica
Palavras-chave em português
Comprometimento
Utilização de tecnologia
Vínculos estudantis
Resumo em português
O comprometimento tem sido fortemente desenvolvido na literatura de recursos humanos e estudos organizacionais. O modelo tridimensional (Three-Component Model, TCM) de Meyer e Allen (1990, 1991) é o instrumento de mensuração mais frequente, mas tem sido alvo de críticas devido a sua inconsistência em toda rede nomológica, pois seus consequentes e antecedentes costumam variar, além da instabilidade nas propriedades psicométricas de validade e confiabilidade. Para tal, Klein et al. (2012, 2014) propuseram um instrumento unidimensional, capaz de facilmente mensurar diversos focos do comprometimento (Klein et al., Unidimensional, Target-free measure, KUT). Os estudos sobre o comprometimento de estudantes têm duas vertentes propostas por Tinto (1975): com foco na instituição (Institutional Commitment) e com foco no objetivo (Goal Commitment). Paralelamente, a pesquisa também engloba os modelos de adoção de tecnologia, majoritariamente embasados na Teoria da Ação Racional (TRA) de Fishbein e Ajzen (1970). A união entre essas duas áreas norteia o objetivo geral da pesquisa: identificar a intensidade da influência da utilização de tecnologia em sala de aula no comprometimento com o componente curricular (CC). Bean (1980, 1983) afirmou que determinados vínculos psicológicos que ocorrem durante a vida estudantil são similares ao ocorrido no ambiente organizacional. Partindo desse ponto, é possível assumir que o instrumento proposto por Klein et al. (2012, 2014) é plausível de adaptação ao contexto educacional, visto que o fenômeno do comprometimento é o mesmo, apenas com a alteração de seu foco. Essa discussão embasa o primeiro objetivo específico: validar a escala com diferentes focos do comprometimento estudantil. A técnica de análise é a Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Para alcançá-lo foram realizadas duas coletas de dados que, juntas, totalizam 502 respostas. Klein et al. (2012, 2014) propuseram que a percepção do ambiente onde o foco do comprometimento é desenvolvido altera a sua estrutura. Partindo dessa argumentação e de outras evidências empíricas, espera-se que o comprometimento com CC aumente com a utilização de tecnologia em sala de aula. Fator que embasa o segundo objetivo específico: realizar um experimento com 194 alunos para testar a influência direta da utilização do aplicativo Kahoot no comprometimento com CCs de estatística. Para tal são empregadas duas técnicas de análise de dados: AFC e Análise de Regressão. Os resultados do primeiro objetivo específico confirmam bons ajustes psicométricos da escala de comprometimento, tal qual observado em Klein et al. (2012, 2014). Os modelos alternativos mostraram que as escalas possuem melhora no ajuste geral quando são controladas por variáveis latentes endógenas. Os resultados do segundo objetivo específico apresentaram duas evidências distintas: (1) quando os alunos possuem altos níveis de comprometimento, a utilização de tecnologia possui um efeito negativo; (2) quando os alunos possuem baixos níveis de comprometimento, a utilização de tecnologia aumenta o comprometimento. Esses resultados repercutem na confirmação parcial da hipótese de que a utilização de tecnologia em sala de aula aumenta o comprometimento com o CC de estatística. O presente trabalho é a base para diversos estudos futuros, como: a mudança de vínculos psicológicos educacionais no percurso de formação discente, relação entre construção de carreira e comprometimento, relação entre comprometimento docente e comprometimento discente.
Título em inglês
Multiple evidences about the influence of usage of technology on commitment with statistics educational components
Palavras-chave em inglês
Adoption of technology
Commitment
Students bonds
Resumo em inglês
Commitment has been strongly developed in the human resources management (HRM) literature. Meyer and Allen's (1990, 1991) three-component model (TCM) is the most frequent measurement instrument; however, it has been criticized due to its inconsistency in the entire nomological network, as its consequents and antecedents usually vary, besides the instability in the properties. psychometric measures of validity and reliability. To this end, Klein et al. (2012, 2014) proposed a new instrument (KUT) capable of easily measuring various foci of commitment. Tinto (1975) proposed two main pillars on student commitment: Institutional and Goal Commitment, the latter refers to the goal of completing the undergraduation course. At the same time, the research also encompasses technology adoption models, most of them are based on Theory of Rational Action (TRA) of Fishbein and Ajzen (1970). The union between these two areas guides the general objective of the research: to identify the intensity of the influence of the use of technology in the classroom on the commitment with the educational component (EC). Bean (1980, 1983) states that certain psychological bonds that occur during student's life are similar to those in the organizational environment. From this point, it is possible to assume that the instrument proposed by Klein et al. (2012, 2014) is plausible to adapt to the educational context, since the phenomenon of commitment is the same, only with the change of its focus. This discussion underpins the first specific objective: to validate the scale with different foci of student commitment, the analysis technique is Confirmatory Factor Analysis (CFA). I collected two samples that totalize 502 responses. Klein et al. (2012, 2014) propose that the perception of the environment where the foci of commitment is developed changes its structure. Based on this argument and other empirical evidence, it is expected that commitment to Statistics EC will increase with the usage of technology in the classroom. Factor behind the second specific objective: to conduct a laboratorial experiment with 194 students to test the direct influence of using the Kahoot application on the commitment to Statistics EC, for this purpose two data analysis techniques are employed: CFA and Regression Analysis. The results of the first specific objective confirm good psychometric adjustments of the commitment scale, as observed in Klein et al. (2012, 2014). Alternative models have shown that scales have improved overall fit when controlled by endogenous latent variables. The results of the second specific objective presented two distinct evidences: (1) when students have higher levels of commitment, the usage of technology has a negative effect; (2) as students have lower levels of commitment, the usage of technology increases commitment. These results reflect the partial confirmation of the hypothesis that the usage of technology in the classroom increases the commitment to Statistics EC. The present dissertation is the basis for several future studies, such as the change of educational psychological bonds in the course of student formation, relationship between career development and commitment, relationship between teacher commitment and student commitment.
 
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CorrigidoLucas.pdf (2.31 Mbytes)
Data de Publicação
2020-06-30
 
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