• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2007.tde-19102007-144336
Document
Auteur
Nom complet
Sandra Lilian de Oliveira Façanha
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Yu, Abraham Sin Oih (Président)
Nascimento, Paulo Tromboni de Souza
Serio, Luiz Carlos di
Titre en portugais
Contribuições para o processo decisório estratégico de fazer ou comprar: um estudo exploratório no contexto químico brasileiro
Mots-clés en portugais
Indústria química - Brasil
Investimentos
Tomada de decisão (Administração executiva)
Resumé en portugais
A presente pesquisa tem como principal tema a decisão estratégica de fazer ou comprar no contexto do setor químico. Apesar de ser um tema relativamente recorrente, o foco da literatura neste tipo de pesquisa tem sido no contexto da indústria automotiva e/ou eletroeletrônica. Indaga-se, então, se existe aderência entre os modelos teóricos e o que ocorre nas empresas do contexto químico brasileiro. O desenvolvimento teórico desta pesquisa teve por base uma compilação dos principais modelos de fazer ou comprar apresentados pela literatura desde final da década de 1980. O desenvolvimento empírico teve por base uma pesquisa qualitativa, predominantemente exploratória, baseada na técnica de estudo de casos múltiplos, contando com uma amostra de duas empresas de grande porte no contexto químico brasileiro. Foi verificado que existe um razoável nível de aderência entre o que preconiza a literatura e o que é feito nas empresas pesquisadas, mas existem algumas contribuições relevantes que podem ser consideradas para os modelos de fazer ou comprar existentes na literatura.
Titre en anglais
Strategic make-or-buy decision process: contributions from an exploratory study in the Brazilian chemical industry
Mots-clés en anglais
Chemical industry
Decision making
Marke-or-buy - Investments
Resumé en anglais
The main theme of this research is the strategic decision making process associated with make-or-buy decisions. Said theme has been developed in the literature with primary focus on automotive and hardware industries, not chemical industry, what leads to the main question of this research: what is the adherence level between the literature and the actual behavior of the chemical industry, when going through this type of strategic decision making process? The literature research development was primarily based on a compilation of different makeor- buy decision models which have been presented by the literature since late eighties. The empirical research development was based on an exploratory qualitative approach, with the aide of multiple case studies techniques on a small sample of two large Brazilian chemical enterprises. The main result indicates a reasonable level of adherence to what the literature has presented so far, however there are other important aspects that should be taken as relevant contributions from the empirical research to the existing make-or-buy decision process models.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-11-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.