• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2015.tde-19112015-141447
Documento
Autor
Nombre completo
Maicol de Aguiar e Peixe
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de (Presidente)
Breternitz, Vivaldo José
Cunha, Maria Alexandra Viegas Cortez da
Título en portugués
Análise do processo de planejamento estratégico em empresas: um estudo de casos múltiplos em empresas nacionais de tecnologia da informação
Palabras clave en portugués
Empresas de tecnologia da informação
Estratégia organizacional
Planejamento estratégico
Tecnologia da informação
TI
Resumen en portugués
A presente pesquisa teve como objetivo identificar as particularidades das práticas de planejamento estratégico adotadas nas empresas de tecnologia da informação que representam entraves para o processo de implementação, buscando responder ao seguinte problema de pesquisa: como ocorre o processo de planejamento estratégico nas empresas da área da tecnologia da informação e porquê existem insucessos em sua implementação? A pesquisa descritiva deu-se na forma de estudo de casos múltiplos através da análise de quatro empresas atuantes no mercado brasileiro da área da tecnologia da informação. O estudo torna-se relevante diante de fatores socioeconômicos que, impulsionados pela globalização, ampliaram o acesso à tecnologia a todas as classes sociais, viabilizando que diversas linhas de produtos e serviços alcançassem consumidores dos mais variados tipos. Tais fatores impactaram o mercado impulsionando as empresas brasileiras a tornarem-se cada vez mais competitivas para, dessa forma, se fortalecerem frente ao aumento da demanda nacional e internacional, passando a ter como competidores diretos não somente aqueles já conhecidos, mas também empresas de diversas culturas, idiomas e tamanhos. Nos casos analisados foi possível identificar pontos - já levantados em trabalhos anteriores - que dificultam a implementação do planejamento estratégico, tais como a formação estritamente técnica dos principais executivos trazendo barreiras para o entendimento do contexto estratégico e também o curto horizonte estratégico devido à dinâmica do mercado. Nesse trabalho foram identificados pontos que dificultam o processo de planejamento estratégico nas empresas, tais como: o O relacionamento do horizonte estratégico com os prazos para o desenvolvimento de produtos e serviços identificados como estratégicos para a empresa; o A visão dos executivos da área de TI diretamente ligada a projetos, desconsiderando a existência das atividades de planejamento estratégico, mesmo quando da aplicação de grande parte das atividades no dia a dia da empresa; o A não valorização das atividades de planejamento estratégico como base para o sucesso da organização. A atual pesquisa poderá servir como base para estudos futuros que validem em uma amostra significativa os seguintes pontos: o A receptividade da aplicação do planejamento estratégico na forma de um projeto; o A relação entre sucesso e a aplicação do planejamento estratégico nas empresas de TI; o A relação entre formação técnica e problemas de implantação do planejamento estratégico; o A validação da relação entre o tempo de horizonte estratégico e o lançamento de produtos e serviços identificados como estratégicos.
Título en inglés
Analysis of strategic planning process in companies: a multiple case study of national information technology companies
Palabras clave en inglés
Information technology
Information technology comp
IT
Organizational strategy
Strategic planning
Resumen en inglés
The present research aimed to identify the characteristics of strategic planning practices adopted in information technology companies that represent obstacles to the implementation process, seeking to respond to the following problem: how is the process of strategic planning in the area of information technology and why there are failures in their implementation? Descriptive research is in the form of multiple case studies through the analysis of four information technology companies operating in the Brazilian market. The study becomes relevant in the face of socioeconomic factors that, driven by globalization, increased access to technology to all social classes, making it possible that several lines of products and services to reach consumers of various types. These factors impacted the market boosting Brazilian companies to become increasingly competitive, thus, strengthen themselves in the face of the increasing national and international demand to have as direct competitors not only those already known, but also companies from diverse cultures, languages and sizes. In the cases analyzed it was possible to identify points - already raised in previous works - that hinder the implementation of strategic planning, such as strictly technical training of top executives bringing barriers for the understanding of the strategic context and also the short strategic horizon due to the dynamics of the market. In this work were identified points that hinder the process of strategic planning in companies, such as: o The relationship of the strategic horizon with the deadlines for the development of products and services identified as strategic for the company; o The sight of IT executives directly linked to projects, disregarding the existence of strategic planning activities, even existing the application of most activities in the day-to-day activities of the company; o The non-valuation of strategic planning activities as the basis for the success of the organization. The current research could serve as a basis for future studies that validate on a significant sample the following points: o The responsiveness of the application of strategic planning in the form of a project; o The relationship between success and the application of strategic planning in organizations; o The relationship between technical majoring and implementation issues of strategic planning; o Validation of the relationship between the strategic horizon and launching products and services identified as strategic.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-11-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.