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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2012.tde-20082012-185806
Documento
Autor
Nome completo
Annelise Vendramini da Silva Caridade
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Kruglianskas, Isak (Presidente)
Delgado, Jorge Juan Soto
Furtado, João Salvador
Gomes, Clandia Maffini
Hourneaux Junior, Flávio
Título em português
Estratégias corporativas para a sustentabilidade: estudos de casos múltiplos
Palavras-chave em português
Estratégia organizacional
Meio ambiente
Sustentabilidade
Resumo em português
Este estudo procura contribuir com as discussões sobre gestão estratégica corporativa para a sustentabilidade, procurando responder ao seguinte problema de pesquisa: "Como se dá a inclusão, nas estratégias corporativas para a sustentabilidade, das externalidades ambientais negativas geradas pela cadeia de valor em que a organização está inserida?" São objetivos deste trabalho: (i) analisar de que forma as organizações pesquisadas consideram, no processo de formulação de suas estratégias, o diagnóstico de suas externalidades negativas ambientais para também fazer gestão de risco estratégico socioambiental e aproveitar eventuais oportunidades; (ii) analisar como o processo de formulação de estratégias para a sustentabilidade dialoga com o processo de formulação estratégica geral das organizações pesquisadas; (iii) contribuir para o avanço do conhecimento da Administração no campo da gestão estratégica para a sustentabilidade, particularmente do ponto de vista da argumentação econômica teórica do tema da sustentabilidade. O referencial teórico consiste dos seguintes macro temas: estratégia corporativa, desenvolvimento sustentável, externalidades e estratégia corporativa para a sustentabilidade. O referencial teórico orientou a realização de uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, exploratória, do tipo estudos de casos múltiplos, envolvendo três grandes empresas brasileiras. Os resultados da pesquisa apontam para a observância, pelas empresas pesquisadas, com distintos níveis de formalização do processo, das externalidades ambientais negativas geradas por suas cadeias de valor. Consistente com a natureza dos estudos exploratórios, com base no referencial teórico e nos casos empíricos estudados, são feitas reflexões sobre as relações entre estratégias corporativas, estratégias para sustentabilidade, externalidades, serviços ecossistêmicos, riscos e oportunidades para as organizações.
Título em inglês
Sustainability corporate strategy: a multiple case study
Palavras-chave em inglês
Corporate strategy
Environment
Sustainability
Resumo em inglês
In order to contribute to the contemporary discussions regarding corporate sustainability strategies, this research seeks to answer the following question: "In what ways are the negative environmental externalities generated by a company's value chain considered in the sustainability corporate strategies?" This research aims at: (i) understanding how organizations that are sustainability-oriented take into consideration in their sustainability strategy making process the diagnosis of their value chain's negative environmental externalities as to manage risks and create business opportunities; (ii) understanding the links between the sustainability strategy and the company's overall strategy; (iii) contributing to the body of knowledge in Management Sciences, particularly by making the economic argument for sustainability strategy. The theoretical basis includes: corporate strategy, sustainable development, externalities and sustainability corporate strategies. The theoretical basis guided the empirical research, which is qualitative, exploratory, multiple case study, involving three large Brazilian companies. Results point out to the consideration in their sustainability strategies - with different adherence and formalization levels - of the negative environmental externalities generated by their value chain. Consistent with exploratory studies, and based on the literature review and the cases studied, considerations are made regarding the relationships among corporate strategies, sustainability corporate strategies, externalities, ecosystem services, business risks and opportunities.
 
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Data de Publicação
2012-08-23
 
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